Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Presos cinco suspeitos de envolvimento na morte de aluna da UFRGS em uma das ilhas de Porto Alegre

Uma operação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal resultou, nessa terça-feira (6), na prisão de cinco suspeitos de participação em dupla execução cometida duas semanas antes em um minimercado na Ilha das Flores, Região Metropolitana de Porto Alegre. O crime teve como vítimas o dono do estabelecimento e uma aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. A ofensiva percorreu endereços da capital gaúcha, Pinhal (Litoral Norte) e Charqueadas (Região Carbonífera), permitindo o recolhimento de celulares e capacetes utilizados pelos autores do atentado, dentre outros itens.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), o alvo do ataque era Valdir dos Santos Pereira, 53 anos e que havia se desentendido com  integrantes de uma facção criminosa da região. Ele foi assassinado com vários tiros, em frente ao mercadinho, por uma dupla a bordo de motocicleta.

Já a estudante Sarah Silva Domingues, 28 anos, não tinha envolvimento com o caso. Nascida em São Paulo em fase final do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRGS, ela realizava trabalho de conclusão sobre enchentes no bairro Arquipélago e foi atingida por disparo fatal no tórax ao conversar com o comerciante. No jargão policial, ela “estava no lugar e hora errados”.

Detalhes

A investigação avança agora para a segunda fase. No foco está a captura de outros cinco envolvidos no crime. Em coletiva de imprensa após a operação, ainda faltam esclarecer alguns pontos do duplo homicídio cometido no início da noite de 23 de janeiro, uma terça-feira.

Dentre as lacunas está o motivo do descontentamento dos criminosos em relação ao dono do minimercado, localizado em via denominada Rua do Pescador. Já está descartada, porém, a hipótese de envolvimento do comerciante com o tráfico de drogas. Valdir morava havia muitos anos na Ilha das Flores.

Ainda de acordo com as autoridades policiais, o quinteto preso nessa terça-feira inclui os dois indivíduos apontados como atiradores e três mandantes do ataque, que totalizou 15 disparos de pistola. Parte da ação foi registrada por uma câmera de segurança na área – cena que a Polícia divulgou à imprensa durante a entrevista.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Novo centro de oncologia inicia atendimentos em Porto Alegre
Equipe do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, é campeã em competição de robótica no Vale do Sinos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play