Sábado, 27 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de setembro de 2025
Alvo de protestos
O nome do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve entre os principais criticados ao longo das mobilizações realizadas neste domingo em todo o Brasil contra o PL da Anistia e a PEC da Blindagem. Parlamentares e lideranças de esquerda avaliam que o recado dado ao deputado durante as ações deve pressioná-lo a avançar com pautas populares na Casa Legislativa.
Tramitação favorável
Se antes das mobilizações deste domingo já havia expectativa positiva sobre o avanço do projeto que amplia a isenção do IR para quem ganha até R$5 mil, a repercussão dos atos fortaleceu ainda mais a confiança dos governistas na aprovação da proposta. Parada há semanas, mesmo após aprovação de urgência, o texto tende a ganhar atenção especial nos próximos dias diante de seu caráter popular.
Projeto alternativo
Frente à demora da Câmara em avançar com a votação do projeto que amplia a isenção do IR, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pautou para esta terça-feira a análise de um projeto alternativo que trata do tema. De autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), o texto propõe isenção semelhante à defendida pelo governo Lula, e deve ser analisado como forma de pressionar a Casa Baixa em meio à inércia sobre a discussão.
Contraponto na Paulista
Chamou a atenção durante o ato de esquerda realizado neste domingo, na Avenida Paulista, a apresentação de um “bandeirão” do Brasil pelos manifestantes. A presença do símbolo nacional foi interpretada como um contraponto à bandeira dos Estados Unidos estendida por manifestantes de direita durante ato no mesmo local, realizado no 7 de Setembro.
Presença inusitada
O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, foi o único integrante do governo federal a participar presencialmente da manifestação deste domingo na Avenida Paulista. Contrariando suposta orientação do Planalto, que ele afirmou desconhecer, Teixeira marcou presença brevemente no ato, com direito a passagem pelo palco do caminhão de som.
Marketing às avessas
Ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten afirmou nas redes sociais que a união da PEC da Blindagem e do PL da Anistia na pauta dos movimentos de esquerda deste domingo merece prêmios de “marketing às avessas”. Para o advogado, a anistia tem caráter popular e deveria tramitar de forma independente, sem ser associada a uma proposta que atende a um grupo restrito e fragiliza o discurso da direita.
Perseguidos na Europa
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deve se reunir nesta terça-feira com o vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, para tratar do caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde julho. Em viagem à Itália, o parlamentar esteve presente neste domingo em comício do partido de direita Liga, onde afirmou que a nação europeia abriga “perseguidos políticos” do Brasil.
Dois estados
Em viagem aos EUA para a Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula deve participar nesta segunda-feira de uma conferência para debater uma resolução pacífica para a guerra na Faixa de Gaza. Organizado por França e Arábia Saudita, o evento deve abordar alternativas que adotem a solução dos “dois estados”, apoiada pelo Brasil.
Brasil no exterior
A relevância do Brasil no cenário internacional será tema de audiência pública nesta terça-feira na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Presidente do colegiado e requerente do debate, o senado Nelsinho Trad (PSD-MS) avalia que torna-se cada vez mais necessário que o país reflita com “seriedade e profundidade” seu papel no mundo diante do cenário global marcado por rivalidades geopolíticas, pela fragmentação de instituições multilaterais e pela crescente tensão entre grandes potências.
Presidente em exercício
Durante a ausência de Lula, em decorrência da viagem aos Estados Unidos, o vice-presidente Geraldo Alckmin segue à frente do cargo de presidente em exercício. O número dois do Planalto deve viajar a São Paulo nesta segunda-feira para a ABRAS’25 – Food Retail Future, considerado o principal evento estratégico do setor supermercadista brasileiro.
Reforma tributária
O Senado pode votar nesta terça-feira o projeto que regulamenta a última etapa da reforma tributária, segundo expectativa do relator Eduardo Braga (MDB-AM). A proposta, que trata do Comitê Gestor do IBS e prevê período-teste já em 2026, deve voltar à Câmara após validação da Casa Alta em decorrência de alterações feitas pelos senadores.
Ação desproporcional
A Comissão de Infraestrutura do Senado solicitará informações ao Ministério da Justiça sobre a operação da Polícia Federal de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira realizada no dia 15 de setembro nos municípios amazonenses de Manicoré e Humaitá. O requerimento ocorre a pedido do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que aponta desproporcionalidade na ação, diante da destruição de balsas utilizadas pela população local.
Agenda na Serra
O governador Eduardo Leite vai à Caxias do Sul nesta segunda-feira, acompanhado da secretária da Saúde, Arita Bergmann, para a inauguração da unidade materno-infantil do Hospital Virvi Ramos. Com investimento de R$8,3 milhões do Programa Avançar Mais na Saúde, o espaço contará com centro obstétrico, enfermaria e UTI neonatal equipada com dez leitos.
Educação ambiental
Entrou em discussão na Câmara de Porto Alegre o projeto da vereadora Cláudia Araújo (PSD) que inclui a “Educação Ambiental” nos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A adoção da temática, a ser realizada com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, visa orientar os estudantes sobre questões relacionadas à preservação ambiental, ao uso sustentável de recursos naturais e a formação de cidadãos comprometidos com o futuro do planeta.
Resiliência porto-alegrense
O prefeito Sebastião Melo empossa nesta segunda-feira os membros do Comitê Permanente de Resiliência da Capital, durante a cerimônia de instalação do colegiado. Sob o comando do chefe do Executivo, o grupo atuará de forma transversal para compilar as iniciativas e projetos relacionados à resiliência que já estão em curso no município, bem como acompanhar e atualizar os projetos de acordo com as futuras iniciativas resilientes.
Bruno Laux
@obrunolaux