Segunda-feira, 07 de julho de 2025

Pressão do deputado Weber garante aprovação de parecer da proposta que muda local para classificação do fumo

Após 35 dias de muita mobilização para vencer resistências ao avanço do Projeto de Lei 204/2015, os deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa votaram e aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (14), o parecer favorável do deputado Elton Weber (PSB).

Com isso, a proposição do deputado Zé Nunes (PT) que transfere o local de classificação do tabaco da indústria para a propriedade do agricultor poderá prosseguir sua tramitação. A modificação dará mais transparência no ato de compra e venda, além de eliminar custos adicionais para o fumicultor quando não há acordo na determinação do preço.

Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Fumicultores da Assembleia Legislativa, Weber comemorou e reafirmou que irá se empenhar para que a votação em Plenário posso ocorrer em breve.

O parlamentar reforça a importância da modificação para o equilíbrio do sistema de integração. “Somos defensores dos agricultores, da saúde e equilíbrio da cadeia produtiva. Queremos uma relação mais justa para o fumicultor, dando maior segurança, respeito, proteção e amparo a quem produz. É o momento do setor industrial melhorar a relação com o fumicultor, que está insatisfeito”.

Weber reforçou que o parecer foi construído após ouvir as principais entidades representativas da cadeia produtiva. No Rio Grande do Sul, a produção de tabaco é realizada por aproximadamente 71 mil famílias que têm nesta produção a sua principal fonte de renda, produzindo mais de 283 mil toneladas de tabaco, segundo dados da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) referentes a safra 2020/2021.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Vereador Alexandre Bobadra comemora aprovação da Comenda Porto do Sol para o deputado Eduardo Bolsonaro
Bibo Nunes pede ao CNJ que examine conduta da magistrada gaúcha que proíbe uso da bandeira do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play