Quarta-feira, 23 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de julho de 2025
Preta Gil vai batizar um circuito de blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. A decisão foi publicada nesta terça-feira (22), dois dias depois da morte da cantora, no Diário Oficial da prefeitura da cidade. Preta nasceu na capital fluminense em 1974 e também será velada na cidade.
O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes considera “a vitoriosa trajetória pessoal e profissional de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, Preta Gil, ao longo de suas cinco décadas de vida” e destaca que “o Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.”
O documento também pontua “ participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio de Janeiro, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural.”
O trajeto dos blocos terá concentração na Rua Primeiro de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor. O percurso do desfile será entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, finalizando na Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre. (Com informações de O Estado de S.Paulo)