Domingo, 05 de outubro de 2025

Prévia do PIB brasileiro recua 0,99% em janeiro

O IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, registrou recuo de 0,99% em janeiro na comparação com dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17).

O resultado representa o maior tombo do nível de atividade econômica do País desde março de 2021, quando o índice recuou 1,67%, e o primeiro recuo mensal do indicador desde setembro do ano passado.

A queda divulgada nesta quinta foi calculada após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador registrou estabilidade (0,01%).

De acordo com o Banco Central, o IBC-BR apresentou crescimento de 4,73% em 12 meses até janeiro. Nesse caso, foi calculado sem ajuste sazonal. Com a queda no primeiro mês deste ano, o índice atingiu 138,48 pontos, menor patamar desde dezembro de 2020, quando estava em 138,18 pontos.

O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Justiça Federal leiloa bens de advogado gaúcho acusado de se apropriar de dinheiro de clientes
Imposto reduzido para transações imobiliárias pendentes de regularização já está em vigor em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play