Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de setembro de 2025
A chegada da primavera, conhecida como a estação das flores, na segunda-feira (22), às 15h19min, trará mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quarta-feira (24), uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais, antecedidos de fortes ventos.
Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul. Inicialmente, os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul. Em seguida, com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a Região Sul do País e também chegarão a partes de Mato Grosso do Sul, podendo atingir o Extremo Sul e Sudoeste de São Paulo.
Segundo o Inmet, a onda de frio chegará com força no Rio Grande do Sul. Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana que vem, a queda das temperaturas ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte do País, onde o fenômeno é conhecido como friagem.
Na Região Sul, os temporais deste sábado (20) e domingo (21), antes da chegada da nova estação, poderão ser fortes, com descargas elétricas e rajadas de vento. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Estação das flores
A primavera é chamada de estação das flores porque o aumento da temperatura e da umidade do ar, após o inverno, favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores. O fenômeno torna a estação visualmente mais vibrante e colorida, tanto em jardins e parques quanto nos campos.