Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

Procissão de Navegantes leva milhares de devotos às ruas de Porto Alegre

Cerca de 50 mil fiéis participaram em Porto Alegre, no feriado dessa segunda-feira (2), da 151ª procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade. Quase 5 quilômetros entre o Centro Histórico e a Zona Norte foram percorridos por ruas e avenidas, enquanto embarcações davam um colorido especial ao Guaíba.

A estimativa de público é da Brigada Militar (BM). O evento começou às 7h, com uma missa na Igreja do Rosário (rua Vigário José Inácio), seguida de cortejo que lotou avenidas como Júlio de Castilhos, Mauá e Castelo Branco, até o Santuário no bairro Navegantes. Já a imagem cultuada pelos devotos foi conduzida no barco Esperança e depois carregada por remadores até o santuário.

Após a caminhada, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou à praça no santuário de nome inspirado na padroeira. O cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, celebrou então uma missa campal.

O evento é promovido pela Arquidiocese da capital gaúcha, com apoio da prefeitura. A movimentação contou com passe-livre nos ônibus do transporte coletivo ao longo do dia, além de esquema especial de trânsito na região abrangida pela festividade, devido ao intenso fluxo de pessoas.

Presenças

Acompanhado da primeira-dama municipal Valéria Leopoldino, o prefeito Sebastião Melo participou da caminhada: “A missa e a procissão representam um dos momentos mais simbólicos da fé e da cultura porto-alegrense, além de uma tradição que eu e a primeira-dama vivemos desde muito antes de qualquer mandato. É tempo de pedirmos proteção para a Capital e para o Rio Grande”.

Integrantes do secretariado também estavam presentes, assim como parlamentares e outras autoridades. Dentre eles, a titular da pasta da Cultura, Liliana Cardoso Duarte: “A procissão integra a nossa história e é patrimônio imaterial da cidade. Esta tradição religiosa emocionante celebra a fé e a esperança”.

Tradição

A tradição remonta à Europa do século de 1400, com o avanço da navegação portuguesa. Na esperança de retornar em segurança aos seus lares após a arriscada missão de cruzar os oceanos, viajantes pediam proteção a Maria, mãe de Jesus, considerada pelos católicos como protetora contra tempestades e outros perigos.

Confeccionada na Espanha, a primeira estátua foi trazida ao Brasil em 1500 na nau Capitânia, comandada pelo português Pedro Álvares Cabral, que tinha na embarcação uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança. A imagem acabou transportada e mantida em uma capela da Índia até o século de 1600, sob a guarda de franciscanos e descendentes do próprio Cabral. Atualmente, está na Igreja da Sagrada Família, na cidade lusitana de Belmonte.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança. Além da já mencionada Iemanjá nos cultos afrobrasileiros.

Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana e com forte presença de religiões como a umbanda, trata-se do maior evento religioso da cidade, onde é realizado há mais de 150 anos – apenas em 2021 e 2022 não houve procissão a pé, por causa da circulação social restrita durante a pandemia de coronavírus. Um contraste e tanto com a edição de 2008, por exemplo, que teve cerca de 100 mil participantes na rua.

Devido ao sincretismo, tanto Nossa Senhora dos Navegantes (Igreja Católica) quando a divindade Iemanjá (religiões de matriz africana) são veneradas na mesma data no Rio Grande do Sul. E Porto Alegre não é a única cidade gaúcha com feriado municipal em 2 de fevereiro – a lista inclui outras sete cidades gaúchas: Canoas, Camaquã, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Unidade móvel da central de serviços Tudo Fácil atende em Torres a partir desta terça-feira
Saúde e bem-estar na beira do mar: Unimed Porto Alegre em Atlântida
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play