Sábado, 19 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de julho de 2025
A PGE-RS (Procuradoria-Geral do Estado) garantiu a continuidade da licitação para atualização do anteprojeto da obra de contenção de cheias em Eldorado do Sul. Com decisão proferida pelo TCE-RS (Tribunal de Contas do Estado) na sexta-feira (18), será possível dar andamento à contratação da empresa para atualização do anteprojeto, que prevê adotar medidas de proteção em crises meteorológicas.
A licitação estava em fase final, quando foi suspensa por decisão cautelar em junho por questionamento a respeito da modalidade adotada – técnica e preço, em vez de apenas menor preço.
No recurso de agravo, a PGE-RS sustentou a validade do critério adotado no edital e destacou que a atualização do anteprojeto representa uma etapa fundamental para a segurança da população de Eldorado, uma das cidades mais afetadas pela enchente de 2024, com 90% do seu território inundado. Também constou no recurso que o rigor técnico será observado, pois o termo de referência para lançamento do edital exigia comprovação de qualificação técnica para participação no certame.
O conselheiro do TCE-RS, Estilac Xavier, reconheceu a urgência da matéria e reconsiderou a decisão, revogando medida cautelar que impedia a continuidade da contratação da empresa aprovada em licitação.
A decisão, no entanto, exige que nas próximas licitações para a contratação de atualização de anteprojetos, execução de projetos básicos e executivos, bem como para a execução das obras dos sistemas de proteção contra cheias sejam realizadas na modalidade melhor técnica, ou técnica e preço – formatos menos céleres de contratação do que o escolhido pelo governo do Estado.
“Com a continuidade da contratação, damos mais um passo concreto para tirar do papel uma obra fundamental para a segurança da população que vive em áreas vulneráveis no município. Continuaremos trabalhando para viabilizar as obras tão aguardadas pelos gaúchos sempre pelo caminho mais seguro e mais ágil, sem abrir mão da legalidade e do bom uso dos recursos públicos”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Sistemas de proteção contra as cheias
O sistema de proteção de Eldorado do Sul está entre os projetos prioritários contemplados pelo Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, que reúne R$ 6,5 bilhões da União, sob gestão compartilhada com o Estado. O fundo foi criado para financiar intervenções estruturais de controle de cheias em áreas de alta vulnerabilidade.
Entre os projetos mais avançados estão o Rio Jacuí (Eldorado do Sul) que, após análise do TCE, seguirá para a fase de conclusão da contratação para atualização do anteprojeto, e o do Arroio Feijó (Porto Alegre/Alvorada).
Outros projetos que estão em andamento são os sistemas dos rios dos Sinos e Gravataí, cujos estudos de impacto ambiental estão em análise pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental; do Rio Caí, cujo termo de referência está em fase de elaboração; e o do Taquari-Antas, que já teve seu termo finalizado, com definição dos produtos a serem executados.
Com os anteprojetos atualizados, será possível avançar para a contratação dos projetos executivos e das obras propriamente ditas. Todo o processo é acompanhado pelo Comitê Científico do Plano Rio Grande, formado por pesquisadores e especialistas que atuam na qualificação das ações estruturais voltadas à prevenção de desastres meteorológicos no Estado.