Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de setembro de 2025
O governo do Rio Grande do Sul publicou na edição dessa segunda-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados pela segunda chamada da versão gaúcha do programa federal “CNH Social”, que proporciona de forma gratuita a carteira nacional de habilitação. São 477 candidatos, que têm até o dia 30 de outubro para procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC, antiga “autoescola”).
A nova lista tem por finalidade preencher as vagas remanescentes, até um total de 3 mil (incluindo os documentos para motorista e para motocilista). Para conferir os nomes, basta acessar link disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – detran.rs.gov.br. No mesmo portal é divulgada a lista dos CFCs e seus respectivos contatos.
Em caso de dúvida, também há os canais de atendimento “Disque-Detran” (0800-905-5555) e o número de whatsapp 800-905-5555. Outras opções incluem o chat on-line e a ouvidoria do orgão (“Fale Conosco”), ambas também no site. Já quem prefere o atendimento presencial deve buscar atendimento em unidades da central de serviços Tudo Fácil ou nos próprios centros de formação de condutores.
Como funciona
Os sorteados que cumprirem os requisitos do programa ficarão isentos do pagamento de todas as etapas do processo de habilitação. Isso abrange os exames físico e psicológico, os exames e aulas teóricas e práticas e a o exame toxicológico (nas categorias em que há a exigiência).
Além da idade minima de 18 anos, são critérios de canditatura a comprovação de residência mínima de dois anos no Rio Grande do Sul. Também são exigidas uma renda familiar de no máximo três salários-mínimos e estar enquatrado em situação de vulnerabilidade social, por meio de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025.
(Marcello Campos)