Domingo, 09 de novembro de 2025

Programa “Mesa Brasil” do Sesc garantiu comida a 78 mil gaúchos no ano passado

Realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) a partir de uma ampla rede de solidariedade em todo o País, o programa “Mesa Brasil” garantiu em 2022 a distribuição de mais de 1,6 mil toneladas de alimentos a gaúchos em situação de vulnerabilidade social. Foram quase 78 mil beneficiados em cidades como Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Rio Grande e Santa Maria.

A iniciativa conta com o apoio de diversos cidadãos, empresas e instituições, promovendo também 379 ações educativas com foco no combate ao desperdício de alimentos e que incluíram a capacitação de 7.295 colaboradores. De acordo com a coordenadora de Ação Social do Sesc no Rio Grande do Sul, Luciana Basile, trata-se de uma importante estratégia para minimizar os impactos da fome:

“Pesquisas recentes mostram que cerca de 33 milhões de brasileiros vivem sob insegurança alimentar, sem saber se terão acesso à comida no dia seguinte. O ‘Mesa Brasil’ trabalha para mudar essa situação, levando alimentos a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.”

Participação

A meta para 2023 é ampliar o alcance do programa. Para isso, o Sesc trabalha para sensibilizar a sociedade para que participem da rede de solidariedade. “Cada doador é muito importante, pois é com esse trabalho de coleta e entrega que auxiliamos na redução do desperdício e da fome”, sublinha Luciana.

Interessados em conhecer melhor o programa e as instituições assistenciais contempladas encontram informações no sesc-rs.com.br, página “mesabrasil”. Também podem entrar em contato diretamente com o Sesc em cada cidade.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Exportações do agronegócio gaúcho totalizaram quase 16 bilhões de dólares em 2022
Rio Grande do Sul registra aumento no número de empregos com carteira assinada
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play