Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Programação especial comemora os 117 anos de nascimento do poeta gaúcho Mario Quintana

Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) realiza a partir desta terça-feira (25) uma programação especial alusiva aos 117 anos de nascimento (dia 30) do poeta que dá nome à instituição. São cinco dias consecutivos de atividades que incluem visitas guiadas, sarau e bate-papo com especialistas.

Turmas de estudantes (mediante agendamento) podem conhecer as instalações do prédio na Rua da Praia, com o acompanhamento de mediadores – os espaços incluem um ambiente que reproduz fielmente o quarto que hospedou Quintana entre 1968 e 1980, época em que o imóvel ainda abrigava o Hotel Majestic.

Professores interessados na “tour” (às 10h ou às 13h30min) devem entrar em contato com a direção da CCMQ por e-mail (visitaccmq@gmail.com).

Já no sábado (29) não será necessário agendar a participação. Os destaques serão uma visita teatralizada para o público infantil (15h) e uma conversa sobre a obra do homenageado (16h), em sala especialmente reservada no segundo andar. A partir das 17h30min, será a vez de um sarau poético no mezanino, com a artista Carmen Henke.

Serão servidos café e quindim, itens apreciados pelo famoso inquilino do edifício. A sessão será aberta para quem quiser declamar o seu poema preferido do autor, nascido na cidade de Alegrete (Fronteira-Oeste) em 1906 e falecido em Porto Alegre no dia 5 de maio de 1994.

Convidados

– Antônio Marcos Vieira Sanseverino é professor titular de Literatura Brasileira e coordenador-substituto do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e estágio pós-doutoral na Brown University (EUA) em 2017. No currículo consta, ainda a atividade como pesquisador.

– Maria da Glória Bordini é doutora em Letras (Teoria da Literatura) e professora aposentada da UFRGS, onde atua como colaboradora convidada no Programa de Pós-Graduação em Letras. É pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como especialidades são Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa e Brasileira (Erico Verissimo).

– Carmen Henke é contadora de histórias, mediadora de leitura e atriz. Atuou por mais de 15 anos na Biblioteca Pública Infanto-juvenil Lucília Minssen, situada na própria Casa de Cultura Mario Quintana. Durante esse período, ela organizou o projeto “Clubinho da Leitura”. Como atriz, participou do curta-metragem “Mistério no Majestic”(2023), de Giordano Gio.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Publicado do edital de construção e exploração do porto de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho
Mutirão Penal prevê revisar mais de 8,6 mil processos de detentos no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play