Sábado, 10 de maio de 2025

Projeto autoriza policiamento armado e videomonitoramento nas escolas gaúchas

O deputado Capitão Martim (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei com o objetivo proteger os alunos e toda a comunidade escolar, durante a jornada educacional, de toda situação que possa trazer insegurança e risco de vida.

O projeto prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento com gravação de imagens, a autorização para a convocação de policiais militares da reserva para policiamento das escolas, ampliando o Programa de Patrulha Escolar Comunitária, instruções específicas para professores, alunos e pais, com treinamento prático e teórico para o enfrentamento de situações de risco, e a elaboração de planos para situações de emergência, entre outras medidas.

As escolas e creches, explica o deputado, têm registrado graves e frequentes ocorrências, inclusive com morte de inocentes. O projeto, que recebeu o protocolo 209/2023, busca proteger esses ambientes frágeis e vulneráveis.

Com  experiência na área da segurança, durante os serviços prestados à Marinha Brasileira, o deputado Capitão Martim, diante da necessidade de intensificar os cuidados e proporcionar reforços na segurança das escolas do Rio Grande do Sul, solicitou urgência na tramitação do projeto na Assembleia Legislativa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Elton Weber apresenta projeto que não anula tramitação de propostas da legislatura anterior
Deputada Franciane Bayer denuncia pressões, mas garante que não retira assinatura do requerimento da CPMI de 8 de janeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play