Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de fevereiro de 2022
O projeto Bota-Fora, promovido pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), atende dez comunidades nesta semana em Porto Alegre. Os trabalhos começam às 8h desta terça-feira (08) e prosseguem até quinta-feira (10).
O Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. A iniciativa busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos.
A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30min do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Em 2021, o Bota-Fora coletou 940,18 toneladas de resíduos em comunidades de diferentes bairros da Capital.
Programação por comunidades:
08/02 – Terça-feira: Francisco do Prado (Cavalhada), São Gabriel (Cavalhada), São Vicente Martir (Camaquã), Jardim Camaquã (Camaquã) e Mapa 2 (Lomba do Pinheiro).
09/10 – Quarta-feira: Júlia (Belém Novo).
10/02 – Quinta-feira: Chácara da Fumaça (Mário Quintana), Athemis (Mário Quintana), Valneri Antunes (Mário Quintana) e Ceres (Partenon).