Domingo, 11 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de janeiro de 2026
O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), retoma a programação de 2026 nesta terça-feira (13). Até esta quinta-feira (15), serão atendidas 11 comunidades em Porto Alegre. No ano passado, o Bota-Fora recolheu 667 toneladas de resíduos.
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende cerca de 240 comunidades em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a continuidade do projeto em 2026 reafirma o compromisso do município com práticas sustentáveis e com o bem-estar da população.
“O Bota-Fora representa uma ação fundamental para promover o descarte responsável de resíduos e fortalecer o laço ambiental nas comunidades. Ao iniciarmos o ano com essa iniciativa, buscamos não apenas reduzir impactos, mas também contribuir para uma cidade mais organizada e segura, evitando danos à infraestrutura”, destaca Hundertmarker.
Programação por comunidades
* Terça-feira: Copacabana (Belém Novo), Beco do Adelar (Aberta dos Morros), Loteamento Tapera (Aberta dos Morros) e Dorival Castilhos Machado (Aberta dos Morros);
* Quarta-feira: Chácara do Primeiro (Coronel Aparício Borges), Salso (Restinga), Dom Pedro (Costa e Silva) e Parque das Laranjeiras (Costa e Silva);
* Quinta-feira: Fátima Pinto (Bom Jesus), Vila Amazônia (Costa e Silva) e Esperança Cordeiro (Costa e Silva).
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos, e estão estrategicamente distribuídas pela cidade – veja aqui os endereços. Para quem tem dificuldade de deslocamento até uma das unidades, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento feito pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156.