Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Projeto prevê bolsa de estudos universitários para filhos de agentes de segurança pública mortos em confrontos

Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prevê a concessão de bolsas de estudo universitário para dependentes legais dos agentes de segurança pública mortos em confronto com criminosos. A proposta contempla filhos – menores de 21 anos – de brigadianos, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários e servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Caso a matéria seja aprovada no Parlamento gaúcho, os recursos financeiros para esse auxílio serão decorrentes do Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp), instituído por lei estadual em 1996. O autor da iniciativa, deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), argumenta:

“O objetivo é sustentar a continuidade da formação educacional dos jovens, promovendo inclusão social e igualdade de oportunidades, bem como reforçar o compromisso do Estado com a valorização e reconhecimento dos agentes dw segurança pública, que dedicam suas vidas à proteção da sociedade”.

O projeto é intitulado “Lei Sargento Fabiano”, uma alusão ao policial Fabiano Oliveira, da Brigada Militar, morto aos 47 anos durante cerco a assaltantes de um carro-forte no Aeroporto da Caxias do Sul (Serra Gaúcha), em junho passado. Baleado durante confronto os criminosos, ele deixou esposa e dois filhos.

Férias

Entre a próxima quarta-feira (17) e o dia 31 de julho, a Assembleia Legislativa estará sob recesso parlamentar. Durante esse período não há atividades nas comissões parlamentares e nem no plenário da casa, embora os setores administrativos e gabinetes de deputados continuem funcionando de segunda a sexta-feira (exceto em feriados e pontos facultativos), das 8h30min às 18h30min.

Os dias que antecedem a pausa nas atividades dos deputados terão quatro audiências públicas, além de homenagens ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, com lançamento de livro, exposição, Grande Expediente Especial e iluminação da fachada do Palácio Farroupilha.

Na Ordem do Dia do plenário, os deputados devem deliberar sobre sete matérias, que tem origem parlamentar, dos Poderes Executivo e Judiciário, e também de comissões.

O segmento cultural é um dos destaques da programação. Às 13h de terça-feira (16), no Salão Júlio de Castilhos, será lançado o livro “Carlos von Koseritz: Trajetória e Discursos na Assembleia Provincial”. A publicação faz parte da série “Perfis Parlamentares”, concebida pelo Memorial do Legislativo e cujos títulos incluem Leonel Brizola.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Supremo derruba status do procurador-geral de Justiça do RS como chefe de Poder
Mega-Sena pode pagar R$ 15 milhões neste sábado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play