Sábado, 10 de janeiro de 2026

Projeto proíbe “segregação” de usuários de elevadores em prédios de Porto Alegre

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que proíbe o uso de denominações e sinalizações com a finalidade de “segregação” de usuários de elevadores nos edifícios públicos e privados da Capital. A proposta é de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL).

De acordo com o projeto, fica vedado o uso das denominações “elevador social”, “elevador de serviço” e “elevador privativo”, entre outras expressões que tenham a finalidade de “segregar” os usuários desses equipamentos. As penalidades previstas são advertência, na primeira incidência, e multa de 1.000 UFMs (R$ 5.508.90), na segunda incidência. O valor da multa será duplicado quando a reincidência for genérica e triplicado quando a reincidência for específica.

“É necessário romper com a violência simbólica da ordem social e superar esse tipo de apartheid que a cidade mantém impunemente em elevadores sociais e de serviço, que acaba legitimando um preconceito social, bem como proporcionar dinamismo para o acesso a estabelecimentos públicos e privados”, explicou Robaina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Justiça Federal condena mergulhador e mais dois homens por tráfico internacional de drogas no porto de Rio Grande
Congresso Nacional retoma os trabalhos com 19 medidas provisórias de Lula pendentes de votação
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play