Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

loader

Projeto social de Porto Alegre busca doações para fazer Festa de Natal para crianças na Restinga

O projeto de inclusão social porto-alegrense Grupo Marias vai promover uma Festa de Natal para crianças do bairro  da Restinga e está arrecadando doações de brinquedos até o dia 12 de dezembro. Quem tiver interesse em colaborar, deve entrar em contato pelo whats (51) 99939-6005 ou pelo e-mail grupomarias2021@gmail.com.

O Grupo Marias foi criado em janeiro de 2021 devido ao grande número de mães de alunos que procuraram a professora Rosana Kasper durante o ano de 2020 por causa da pandemia de coronavírus com pedidos de ajuda devido às dificuldades que estavam passando: fome, desemprego, depressão e violência doméstica.

A professora conta que antes mesmo da pandemia já via a necessidade de criar esse grupo, pois como psicopedagoga que atendia alunos especiais e com dificuldades de aprendizagem nas escolas observava que a maioria tinha problemas emocionais por causa da violência que presenciavam, além de casos constantes de adolescentes depressivos que se mutilavam cortando os braços devido aos mesmos problemas.

A pandemia foi o estopim para que esse projeto ganhasse força e saísse do papel, pois era necessário criar um espaço de acolhimento, de escuta e, principalmente, de empoderamento a essas mulheres para que possam se reerguer através do vínculo afetivo, autoconfiança e da mudança de comportamento.

Assim sendo, o Grupo Marias foi desenvolvido para mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando a inclusão e o empoderamento feminino, através de oficinas de alfabetização e artesanatos diversos, ressignificando ideias de reutilização de materiais e sustentabilidade, além de proporcionar conhecimentos gerais sobre saúde, direito, ecologia e psicologia para que elas possam crescer e se transformar em agentes protagonistas dentro da própria comunidade.

Atualmente, esse projeto atende gratuitamente mulheres chefes de família todos os sábados pela manhã na Escola Comunitária Planeta Infantil e vive de doações, tanto de materiais para oficinas quanto de cestas básicas. A iniciativa conta com uma equipe técnica da pedagogia, psicologia e advocacia para dar suporte a elas e está procurando um espaço maior para aumentar os atendimentos.

Os encontros acontecem no Acesso A, 3036, esquina com a rua Nísia Floresta, na Restinga Nova.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeito Sebastião Mello sanciona a privatização da Carris
Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play