Sábado, 31 de janeiro de 2026

Promoção, streaming e inteligência artificial: a estratégia das telefônicas para roubar e reter clientes

Para atrair novos consumidores e reter usuários, as teles vêm criando ofertas em um ritmo cada vez mais frequente, oferecendo descontos nos planos, internet gratuita e abatimentos em aparelhos. Os planos, que já incluem ligações ilimitadas, apresentam ainda quantidade crescente de dados para navegação, inclusão gratuita de streamings de música e vídeo e até assinatura de aplicativos de inteligência artificial.

Na Vivo, diz Flávia Carneiro, diretora de marketing B2C, a aposta é oferecer um hub de serviços digitais, como planos que incluem pós-pago e fibra, permitindo ao cliente economizar até 30% na fatura. A executiva lembra ainda que a estratégia envolve planos controle, com mais 5 GB de bônus em caso de portabilidade, além de assinatura do Amazon Prime e do Perplexity Pro, bem como vale-bônus por fatura paga em dia. Há também descontos em smartphones e parcelamento em até 21 vezes.

Segundo Ari Lopes, gerente sênior para as Américas e especialista em estratégia de operadoras da Omdia, como o mercado móvel cresce pouco de forma orgânica, a tendência é que as operadoras façam ofertas mais agressivas para atrair clientes das concorrentes. No último ano, o total de usuários no país cresceu 2,4%, diz a Anatel.

Combo com apps

Eduardo Tude, fundador da consultoria Teleco, lembra que a portabilidade também é influenciada pela migração dos usuários pré-pagos (de cartão) para planos mensais de conta, como pós-pagos e controle — que exigem crédito adicional após o consumo da franquia de dados. A disputa é pelo cliente com maior potencial de rentabilidade.

Em busca desse cliente, a TIM também vê a ampliação da cobertura 5G como uma das armas para conquistar usuários das concorrentes. A companhia vem ampliando ainda o portfólio de produtos, indo além do smartphone, com itens como caixas de som, fones, TVs e videogames. Segundo a TIM, houve alta de 30% nas vendas durante a última Black Friday. “Temos ofertas com a possibilidade de escolher a assinatura de streaming no plano e trocá-la sempre que desejar”, afirmou a empresa em nota.

Na Claro, a estratégia é formular pacotes com telefonia móvel, TV, internet fixa e telefonia fixa.

“Antes, o foco era as chamadas ilimitadas, mas hoje o consumidor é atraído pela quantidade de internet. Outra alavanca importante são os descontos em smartphones. Criamos a possibilidade de dar o aparelho usado como parte do pagamento, parcelamento em até 21 vezes e descontos que variam conforme o tipo de plano contratado. A ideia é ser o mais atraente possível e chamar a atenção do consumidor, pois o preço é um elemento fundamental”, afirma Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

Ele lembra ainda que a estratégia da empresa envolve a oferta de combos com aplicativos de IA, como o ChatGPT Plus, streamings de vídeo e de música. Se comprados isoladamente, esses serviços ficam até 40% mais caros.

O executivo afirma também que a portabilidade vem se tornando cada vez mais rápida. Hoje, de acordo com resolução da Anatel, o prazo é de três dias úteis, mas, na maior parte dos casos, o processo é concluído em poucas horas.

“Quando o cliente vai à loja, já recebe o novo chip e um número provisório enquanto a migração é feita. Por isso, é importante verificar previamente os dados da conta, como o CPF atrelado ao número”, diz Carvalho. (As informações são de O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Jogos de tabuleiro viram febre pelo país como antídoto contra a epidemia de telas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play