Sábado, 10 de janeiro de 2026

Protestos no Irã já deixaram 65 mortos e mais de 2 mil presos, diz agência

Pelo menos 65 pessoas morreram e mais de 2.300 foram presas em todo o Irã durante recentes protestos contra o regime do país, segundo a agência de notícias HRANA (Human Rights Activists News Agency), sediada nos Estados Unidos.

A organização, que monitora violações de direitos humanos no Irã, informou em atualização divulgada na sexta-feira (9) que manifestações foram registradas em 512 locais, distribuídos por 180 cidades iranianas.

De acordo com a HRANA, entre os mortos, 50 eram manifestantes, 14 policiais ou integrantes das forças de segurança e um era descrito como “civil ligado ao governo”.

A agência afirmou que não é possível estabelecer um número exato de vítimas fatais em razão do bloqueio de comunicações em curso no país, o que dificulta a verificação independente das informações.

Alerta dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (9) que acompanha de perto a situação no Irã e reiterou um alerta aos líderes iranianos contra o uso de violência para reprimir os protestos.

“E, mais uma vez, digo aos líderes iranianos: é melhor vocês não começarem a atirar, porque nós também começaremos”, disse Trump durante uma reunião com executivos do setor petrolífero na Casa Branca.

O presidente ressaltou, no entanto, que a declaração não significa o envio de tropas americanas ao Irã. “Se eles começarem a matar pessoas como fizeram no passado, nós nos envolveremos. Isso não significa tropas em solo, mas significa atingi-los com muita, muita força onde dói”, afirmou.

Ao comentar a situação interna do país, Trump declarou que “o Irã está em grandes apuros” e avaliou que os protestos ganharam proporções inesperadas. “Parece-me que as pessoas estão tomando o controle de certas cidades que ninguém imaginava ser possível há algumas semanas”, acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos não especificou a quais cidades se referia. Até o momento, não há confirmação independente de que manifestantes tenham assumido o controle de cidades iranianas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Não acho que será necessário”, diz Trump sobre a possibilidade de capturar Putin
Raphinha entra no top 50 de maiores artilheiros do Barcelona
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play