Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de novembro de 2025
Comunicação em alinhamento
O PT reuniu secretários estaduais de comunicação no fim de semana, em São Paulo, para alinhar as estratégias regionais que a sigla adotará no setor nas eleições de 2026. A reunião buscou articular pautas e discursos para fortalecer a candidatura de Lula à reeleição e aumentar a base parlamentar, considerando as especificidades de cada região.
Discurso cauteloso
Para evitar novos ruídos gerados por pronunciamentos do presidente Lula, aliados têm aconselhado o chefe do Planalto a evitar declarações fora de roteiro nas falas sobre segurança pública. A cautela sobre o assunto é vista como necessária diante do papel significativo que a temática terá nas eleições de 2026, principalmente após as repercussões da recente operação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.
Controle de narrativa
Diante da iminente instalação da CPI do Crime Organizado, agendada para terça-feira, base governista e oposição seguem se articulando em Brasília para conquistar a presidência da comissão. Com os holofotes voltados ao tema após a operação policial no Rio de Janeiro, a avaliação é de que o colegiado deve ganhar protagonismo nas próximas semanas, com potencial de influenciar pautas legislativas e estratégias políticas.
Preservação de elementos
Atendendo a pedido da Defensoria Pública da União, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou neste domingo a preservação integral de todos os elementos materiais relacionados à operação policial contra o Comando Vermelho realizada na última semana, no Rio de Janeiro. A medida visa assegurar o controle das investigações e permitir a apuração independente pelo Ministério Público.
Pautas indígenas
No Pará para a COP30, o presidente Lula visitou neste domingo a Aldeia Vista Alegre do Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. Acompanhado das ministras Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas e Marina Silva, do Meio Ambiente, o chefe do Executivo reuniu-se informalmente com caciques do povo Kumaruara, ouvindo reivindicações e firmando compromissos para ampliar o acesso a programas federais.
Pautas indígenas II
Durante a visita à Aldeia Vista Alegre, Lula comentou sobre o processo de demarcação de terras indígenas, destacando que o tema envolve diversos órgãos e não depende “só do presidente da República”. Ao justificar a demora na regularização territorial da região, o presidente afirmou já ter homologado 16 áreas desde o início do governo e reafirmou o compromisso com os povos originários, ressaltando que “nenhuma outra gestão” demarcou tantas terras ou criou tantas reservas quanto a sua.
Futuro indefinido
Ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) segue aguardando a decisão do presidente Lula sobre a próxima indicação ao Supremo Tribunal Federal, para a qual o parlamentar é candidato. Ainda que o advogado-geral da União, Jorge Messias, siga como favorito, o senador aguarda o anúncio para definir o que fará em 2026, quando pode tentar uma campanha ao governo de Minas Gerais.
TCU 135 anos
O Senado terá uma sessão especial nesta terça-feira para celebrar os 135 anos do Tribunal de Contas da União, criado em 1890. Proponente da homenagem, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) afirma que a instituição está entre as mais relevantes do Estado brasileiro, frente à sua função de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e a observância dos princípios constitucionais da administração pública.
Empregados representados
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado debaterá nesta terça-feira, em audiência pública, o projeto do senador Jaques Wagner (PT-BA) que regulamenta a participação de representantes dos empregados na gestão das empresas. Com o objetivo de estimular maior transparência e equilíbrio nas decisões que impactam o ambiente de trabalho, a matéria propõe inserir na Consolidação das Leis do Trabalho dispositivo para garantir a presença de representante dos empregados na administração de empresas com mais de 500 trabalhadores.
Banco de intérpretes
Está aguardando parecer da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados a proposta de criação do Banco de Intérpretes de Língua de Sinais, composto por profissionais com experiência em línguas estrangeiras e em Libras. O deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), autor do texto, propõe que o serviço seja gratuito para cidadãos brasileiros com deficiência auditiva e para turistas estrangeiros, tanto de forma presencial quanto por meio de plataformas digitais.
Saúde mental
A Comissão Especial da Assembleia gaúcha para tratar da Saúde Mental no RS reúne-se nesta terça-feira para a escolha do vice-presidente e relator, além da definição do plano de trabalho. Liderado pelo deputado estadual Halley Lino (PT), o colegiado atuará no mapeamento dos impactos psicossociais das tragédias e eventos traumáticos no RS, identificando demandas regionais para construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar emocional dos gaúchos.
Cores que encantam
A Defensoria Pública do RS lançou neste fim de semana a cartilha interativa “Cores que encantam: aprendendo a valorizar as diferenças”, voltada ao combate ao racismo entre crianças de até 10 anos. Integrado ao Mês da Consciência Negra, o material usa histórias em quadrinhos, atividades e desafios para estimular o respeito à diversidade, fortalecer a autoestima de crianças negras e promover reflexões sobre preconceito e discriminação.
Orientação financeira
O Procon de Porto Alegre promove até 30 de novembro a 2ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025. A ação oferece suporte a consumidores com dificuldades para negociar dívidas com instituições financeiras e orienta o uso da plataforma consumidor.gov.br, que recebe solicitações de acordo com bancos e financeiras participantes.
Aulão pré-ENEM
Cerca de 600 pessoas reuniram-se neste domingo, no Auditório Araújo Vianna, para o “Baita Aulão!”, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre aos estudantes que participarão nos próximos dias 9 e 16 de novembro do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A revisão intensiva, oferecida gratuitamente, contou com revisão completa das áreas de conhecimento cobradas pelas provas do certame, além de dicas de redação, debates sobre temas atuais e orientação emocional.
Emendas em pauta
A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão iniciou nesta segunda-feira um plantão de assessoria presencial na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para orientar parlamentares e servidores na apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual de 2026. Coordenada pela Diretoria de Planejamento Orçamentário, a ação ocorre até 13 de novembro e tem o objetivo de tornar a elaboração e o encaminhamento das emendas mais claros, corretos e eficientes.
Por Bruno Laux