Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de outubro de 2021
Um avião com 22 pessoas a bordo caiu na cidade de Menzelinsk, no centro da Rússia, pouco após a decolagem na manhã deste domingo (10), deixando 16 mortos e seis feridos, um deles em estado grave. O Ministério de Emergências informou que um grupo de 20 paraquedistas estava a bordo, assim como dois tripulantes que comandavam o voo.
O avião era um Let L-410 Turbolet, aeronave bimotor de transporte de curto alcance que pertencia a um aeroclube local da organização paramilitar Dosaaf, uma sociedade beneficente de integrantes das Forças Armadas. O acidente ocorreu na região do Tartaristão, cerca de 20 minutos após a decolagem. Segundo as autoridades, a falha de um dos motores pode ter sido a causa da queda.
“Quando estavam a 70 metros de altitude, os pilotos informaram que um motor da esquerda havia deixado de funcionar e solicitaram uma aterrissagem de emergência”, afirmou à rede pública Rússia 24 o governador do Tartaristão, Rustam Minnikhanov.
O avião se partiu em dois com o impacto no solo, e os sobreviventes foram seis paraquedistas que estavam na parte de trás e usavam capacete, relatou à agência russa Tass o instrutor do clube aeroespacial local, Oleg Chiporov.
“Um paraquedista só tinha hematomas e saiu do avião com as próprias pernas”, disse Chiporov.
Os padrões de segurança da aviação russa melhoraram nos últimos anos. Apesar disso, o fato de muitos aviões serem envelhecidos e estarem em mau estado de conservação ainda causa acidentes com certa frequência.