Sábado, 21 de fevereiro de 2026

Queda de preços deixa gasolina mais vantajosa que álcool em quase todo o País

O preço da gasolina vem caindo nas bombas desde o início de julho – e, com isso, o combustível vem ganhando competitividade sobre o etanol. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que o litro da gasolina era vendido, na última semana, em média a R$ 5,40 – uma queda de 27% sobre o preço médio de R$ 7,39 registrado no último levantamento semanal de junho.

O preço do etanol também caiu na mesma comparação, mas o recuo foi menor, de 18,3%. Com isso, dados da ANP mostram que, na média dos estados, abastecer com álcool é mais vantajoso que encher o tanque com gasolina, na média, apenas em Mato Grosso. A comparação não incluiu o Amapá, para o qual a agência não coletou preços do álcool combustível.

Dos 430 municípios para os quais a ANP traz os preços médios tanto do etanol quanto da gasolina, apenas em 28 o álcool apresenta mais vantagem na hora de abastecer – todas elas nos estados de São Paulo e Mato Grosso.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o biocombustível tem, em média, 70% do poder calorífico da gasolina. Assim, para saber se o etanol mais é vantajoso ou não, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.

Em outras palavras, se o preço do álcool for menor que 70% do preço da gasolina, o primeiro vale mais a pena. Se for maior, a gasolina deve ser escolhida.

Importante lembrar, porém, que essa relação varia muito entre os postos e entre as cidades e entre os postos de combustíveis – portanto, é preciso pesquisar.

Como calcular

Na bomba, para saber qual combustível vale mais a pena, o motorista deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.

Então:

Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7;
Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção;
Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso.

Ou seja:

Gasolina x 0,7;
Se resultado < etanol, então escolha gasolina;
Se resultado > etanol, escolha etanol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tribunal de Contas da União alerta para situação de alto risco na segurança cibernética do setor público federal
Ministro André Mendonça, do Supremo, determina adoção de medidas para dar transparência à política de preços da Petrobras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play