Sábado, 27 de dezembro de 2025

Ramon Abatti é mantido na disputa após afastamento, e Brasil pode ter três árbitros na Copa do Mundo

Três brasileiros participam da última fase eliminatória para a escolha dos árbitros que serão relacionados para a Copa de 2026. Em meados de janeiro, Ramon Abatti Abel, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio estarão, ao lado de outros nove profissionais sul-americanos, em um treinamento que será realizado no Rio de Janeiro.

Abatti Abel se mantém na disputa mesmo após ter sido afastado pela Comissão de Arbitragem da CBF e, posteriormente, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por erro no clássico entre São Paulo e Palmeiras, em 5 de outubro.

Na partida, ele não anotou um pênalti cometido pelo palmeirense Allan em Tapia. Os são-paulinos também reclamaram que Andreas Pereira deveria ter sido expulso por falta em Marcos Antônio.

O catarinense deixou de trabalhar em jogos da Série A depois que a CBF confirmou as falhas não apenas de Abatti, mas do VAR Ilbert Estevam da Silva. É um procedimento protocolar em situações assim. No início de novembro, Abatti voltou a aparecer na elite do Brasileiro, mas na cabine de vídeo, e apitou na Série B.

Isso ocorreu poucos dias antes de ele ser suspenso por 40 dias pelo STJD, decisão que foi derrubada por uma liminar concedida após recurso apresentado pela associação dos árbitros. O documento é válido até o julgamento pelo Pleno, última instância do tribunal, ainda sem data.

A ótima participação em encontros anteriores de preparação, além do desempenho elogiado no Mundial de Clubes realizado entre junho e julho deste ano, nos Estados Unidos, e nos Jogos Olímpicos de 2024, no qual comandou a final masculina, credenciaram Abatti como o brasileiro favorito a ir à Copa.

Como não foi cortado do teste final, o erro no clássico paulista, assim como o afastamento e a suspensão, parecem não ter afetado esse status, apesar de não haver, até o momento, qualquer indício de quais nomes, ou quantos profissionais, serão convocados.

Em 2022, no Catar, a Fifa escalou sete juízes da América do Sul, de um total de 39. Somados os auxiliares e os especialistas no VAR, foram 129 chamados. É natural que esse número aumente em 2026, já que serão mais jogos, 104, contra 64 da edição anterior, embora ainda não haja confirmação da entidade.

Não é impossível, portanto, que os três sejam relacionados. Claus esteve no Catar, ao lado de Sampaio, que também foi à Copa da Rússia, em 2018, mas como árbitro de vídeo. O brasileiro cotado para essa função em 2026 é Rodolpho Toski Marques. O anúncio deve ocorrer entre março e abril.

(Com O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Ataque russo a Kiev fere 11 pessoas antes de reunião entre a Ucrânia e os Estados Unidos
Polícia Federal cumpre mandados na casa de Filipe Martins, diz defesa de ex-assessor de Bolsonaro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play