Sábado, 24 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de maio de 2025
Porto Alegre é o quinto melhor ambiente para startups do Brasil, aponta a edição 2025 do ranking “Global Startup Ecosystem Index”, considerado um dos mais importantes no cenário mundial do segmento. Organizado pela empresa israelense StartupBlink, o levantamento avaliou desta vez um total de 1.473 cidades de 118 países, com foco na melhor ambiência para desenvolvimento de negócios inovadores.
A capital gaúcha já havia sido destaque no ranking de 2023, ao subir e se posicionar entre os 15 melhores colocados na América Latina. Agora, avança novamente e alcança as dez melhores posições no mesmo recorte.
Em nível nacional, a cidade foi a que mais avançou entre as primeiras da classificação. São Paulo aparece na liderança, seguida do Rio de Janeiro e de Curitiba. Belo Horizonte é a quarta, logo à frente de Porto Alegre. Dentre as políticas de incentivo à inovação da prefeitura, destacam-se alguns programas:
– “Creative”: reduz o Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas de economia criativa, base tecnológica e inovação.
– “Living Lab Poa”: abre o espaço público para testes de soluções inovadoras.
– “Forja da Inovação”:lança editais e ações para estimular novas soluções e negócios de interesse público em áreas estratégicas como saúde, soluções baseadas na natureza e turismo.
– “POA Prospecta”, que estimula compras públicas inovadoras.
Inovação inclusiva
Conforme a administração municipal, a inovação inclusiva também se notabiliza no segmento. Dentre as iniciativas estão os “Hubs Comunitários de Inovação”, que estimulam a inovação em territórios periféricos.
Outra ação é o “Feirão Digital”, que ajuda empreendedores a ingressar no mundo digital. Da mesma forma, há o “Bairro Empreendedor”, que apoia microempresários e microempreendedores.
Dedicação coletiva
Secretário executivo de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto enaltece a inclusão da cidade no ranking global: “Esse resultado positivo é mais uma evidência do esforço coletivo do poder público e do ecossistema local de inovação em tornar nossa cidade cada vez mais aberta, receptiva e amigável à inovação, aos novos negócios e ao avanço tecnológico com olhar para quem mais precisa”.
Ele destaca, ainda, a satisfação de ter entre as dez melhores do país outras cidades da Techroad, ação articulada entre protagonistas de inovação da Região Sul do País, que tem hoje como polos Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba (PR) e as catarinenses Florianópolis e Joinville:
“É fundamental articular esforços e construir parcerias que nos permitam compartilhar experiências, aprender uns com os outros e nos desafiar a ser cada vez melhores”.
O que é uma startup?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), startup é uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. O significado mais aproximado seria “empresa emergente”.
“Outros defendem que uma startup é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores”, explica a entidade em seu site. “No entanto, há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: ‘startup’ é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.
(Marcello Campos)