Domingo, 01 de fevereiro de 2026

Reabertura do Centro Obstétrico do Hospital de Viamão permitirá 130 partos por mês

Após três anos fechado, o Centro Obstétrico do Hospital de Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre) foi reaberto nesta semana. A previsão é de aproximadamente 130 partos por mês – o primeiro foi realizado na noite de quarta-feira (2). Com um repasse mensal de R$ 400 mil da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a instituição é referência em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade agora reativada possui seis leitos de internação, quatro de pré-parto, uma sala de parto, quatro leitos pós-parto e uma sala para partos cirúrgicos. O hospital foi adquirido recentemente pela prefeitura, que terceirizou a gestão ao Instituto Maria Schmitt (Imas).

Durante o ato de reinauguração, a titular da SES, Arita Bergmann, ressaltou a importância das parcerias para viabilizar a retomada das atividades no setor da instituição: “Essa é uma demonstração de que Viamão está fazendo uma virada de página na história da saúde municipal”.

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, também se manifestou. Segundo ela, o investimento em atenção primária levou a Viamão a atingir “indicadores de saúde que servem de exemplo ao Estado”.

O município vizinho à Capital é um dos municípios mais populosos do Rio Grande do Sul: dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam mais de 256 mil habitantes, contingente responsável pelo 7º lugar no ranking, que tem nas seis primeiras posições Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Gravataí.

Novo hospital

Viamão, aliás, deve ter mais um hospital no médio prazo. Na quarta-feira (2), representantes das secretarias estaduais da Saúde e da Reconstrução Gaúcha iniciaram um workshop de três dias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atividade que marca o início da definição do modelo de parceria público-privada (PPP) com tal finalidade e duração de 25 a 30 anos.

Trata-se da primeira PPP do governo do Estado no setor. No foco está a construção de uma unidade com 500 leitos para procedimentos de média e alta complexidades, com terreno cedido pela prefeitura em local próximo ao hospital já existente.

O investimento por parte do Estado será definido durante a estruturação do projeto, que deve prosseguir até abril do ano que vem. No mês seguinte, serão realizadas consultas e audiências públicas. O edital tem publicação prevista para setembro. Já o leilão para definir o parceiro privado que vai construir e gerenciar a instituição é projetado para novembro.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Centro Obstétrico do Hospital de Viamão reabre com capacidade para 130 partos mensais
Governo gaúcho inaugura Delegacia de Polícia Online da Diversidade
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play