Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Reconstrução, investimentos e estabilidade dominam a pauta da missão gaúcha nos Estados Unidos

Em mais uma etapa da missão gaúcha a Nova York (Estados Unidos), o governador Eduardo Leite detalhou a empresários e gestores o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul desde as enchentes do ano passado. Ele também voltou a defender aspectos que considera atrativos para investimentos no Estado. A manifestação foi feita nessa quarta-feira (14), ao participar de evento do Financial Times (FT), uma dos principais veículos de comunicação no segmento de economia e negócios.

Trata-se do “Brazil Summit”, espécie de fórum destinado a reunir potenciais interessados no mercado do País. Entrevistado pelo jornalista Michael Poller, correspondente do FT no Brasil, Leite destacou tópicos como o cenário gaúcho de competitividade que, segundo ele, já é motivo de reconhecimento internacional.

“Somos um excelente lugar para receber negócios”, reiterou ao comentar uma das questões apresentadas. “Muitos acreditam no Rio Grande do Sul, não apenas por causa da reconstrução, mas pelo ambiente no qual muitas empresas apostam. Convido todos a visitarem, investirem e viverem em nosso Estado.”

A fala foi ilustrada por exemplos como autorização concedida nesta semana pelo Ministério de Minas e Energia para conexão elétrica de 5 gigawatts no projeto “Scala Data Center”, em Eldorado do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre), um dos municípios mais afetados pela catástrofe climática de um ano atrás. “Esse projeto fará do Rio Grande do Sul uma referência nacional no segmento”, declarou o governador ao explicar a iniciativa, acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela agência de fomento Invest RS.

O evento do “Financial Times” teve apoio estratégico da Invest RS, no âmbito de um plano para divulgar o Rio Grande do Sul em diversos fóruns especializados em conexão com investidores. Presidente da agência, Rafael Prikladnicki ressalta:

“Essa tarefa de promoção precisa ser realizada em inúmeras frentes, o que inclui aproveitar os espaços disponíveis, sobretudo devido ao fato de o Estado estar de volta ao jogo internacional, ainda mais forte e promissor”.

 

Agenda movimentada

Também nesta quarta, Eduardo Leite participou do painel “Brazil and the World Economy”, promovido pelo banco BTG Pactual, e cujas presenças incluíram os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). A plateia era formada por analistas econômicos, investidores e executivos de fundos internacionais.

O representante gaúcho exibiu estatísticas com foco na trajetória de transformação institucional e fiscal do Estado, bem como no crescimento de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 2024, os mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados anunciados desde então e a geração recorde de empregos neste ano. A reconstrução gaúcha pós-enchentes também esteve na pauta.

“Em um cenário de instabilidade global e pressões sobre a economia brasileira, o Rio Grande do Sul tem buscado transmitir uma mensagem clara: é possível crescer com responsabilidade, fazer reformas com diálogo e reconstruir com inteligência. Essa foi a tônica da participação do governador Eduardo Leite no evento”, relatou o site oficial estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Movimento VemVida supera R$ 3 milhões em benefícios a famílias afetadas pelas enchentes no RS
A catástrofe climática colocou o RS no centro de uma nova agenda de desenvolvimento
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play