Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Rede de supermercados Carrefour destinará vagas de emprego a gaúchas vítimas de violência

A fim de promover no mercado de trabalho a inclusão de mulheres vítimas de violência de gênero, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) e a rede de supermercados Carrefour firmaram dois termos de cooperação. O primeiro consiste na oferta de vagas na própria empresa, ao passo que o segundo abrange medidas de conscientização.

Os acordos terão duração de 12 meses, com possibilidade de extensão por até cinco anos. Além de Liseane e Delcio, assinaram os documentos o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira, o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, e o defensor público assessor-jurídico, Fabrício Azevedo de Souza.

– Pelo primeiro termo de cooperação, as oportunidades serão destinadas pela própria rede de supermercados. O Nudem analisará a situação de vulnerabilidade da vítima e, na sequência, fará o encaminhamento para vagas exclusivamente destinadas a vítimas de violência de gênero.

– Já o segundo estabelece a parceria entre as instituições na produção de cartilhas e ações conjuntas de educação em direitos e conscientização da população.

Conforme o diretor de Relações Governamentais do Grupo Carrefour Brasil, Delcio Sandi, por meio da parceria também serão disponibilizadas as dependências da rede para cursos e palestras sobre o tema. Interessados podem acompanhar notícias da DPE-RS no site defensoria.rs.def.br.

Com a palavra…

“Uma parceria como essa é de extrema importância para que as mulheres tenham oportunidade de sobrevivência [econômica] para elas e os filhos”, ressalta a defensora pública Liseane Hartmann, dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).

Ela se refere ao fato de que a dependência financeira é um dos principais fatores para que o ciclo de violência seja perpetuado, afinal muitas mulheres não possuem condições para manter a si e seus dependentes em outro local, distante do agressor. Ou seja: a autonomia se torna condição fundamental para o necessário afastamento.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ex-ministro Ricardo Salles e ex-presidente do Ibama viram réus em ação sobre propinas do contrabando de madeira
Banco do Brasil vai emprestar 600 milhões de dólares para Argentina importar do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play