Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de junho de 2022
O Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, permanecerá fechado para visitantes pelo menos até quarta-feira (15) devido à possibilidade de novas inundações, que levaram à evacuação do parque e deixaram algumas comunidades vizinhas isoladas sem água potável, segundo autoridades.
O parque anunciou na tarde de segunda-feira (13) que todas as entradas estavam fechadas para visitantes, citando “eventos recordes de inundação” e uma previsão de mais chuva por vir.
“Nossa primeira prioridade foi evacuar a seção norte do parque, onde temos várias falhas em estradas e pontes, deslizamentos de terra e outros problemas”, destacou o superintendente de Yellowstone, Cam Sholly, em comunicado.
Logo ao norte de Yellowstone, várias cidades do condado de Park, em Montana, também sofreram com as chuvas, que destruíram pontes e estradas, tornando as viagens inseguras ou impossíveis de transitar, disseram autoridades locais. Também foram emitidos alertas em muitas áreas para que os moradores evitem beber água local devido a um encanamento de água quebrado e poços submersos.
A cidade de Gardiner, no condado de Park, localizada na entrada norte de Yellowstone, está isolada e cercada por água. As fortes chuvas destruíram pontes e estradas, segundo a administração local.
O rio Yellowstone, que atravessa o parque e várias cidades do condado de Park, atingiu o maior nível na segunda, devido às fortes chuvas e ao escoamento significativo da neve derretida em altitudes mais altas.