Segunda-feira, 02 de março de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de março de 2026
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou neste domingo (1º) que aceitou que os Estados Unidos utilizem bases do Reino Unido para lançar ataques “defensivos” destinados a destruir mísseis iranianos e lançadores de mísseis.
O líder trabalhista afirmou, em um vídeo publicado nas redes sociais, que seu país não participará de ataques ofensivos.
“O Irã está aplicando uma estratégia de terra arrasada, por isso apoiamos a autodefesa coletiva de nossos aliados e de nosso povo na região”, indicou o primeiro-ministro.
Starmer acrescentou que a decisão de o Reino Unido não participar dos ataques contra o Irã foi deliberada, já que seu país acredita que “a melhor maneira de avançar para a região e para o mundo é uma solução negociada”.
Em uma declaração conjunta anterior feita neste domingo, Alemanha, França e Reino Unido declararam estar dispostos a adotar medidas defensivas contra o Irã para defender seus interesses e os de seus aliados no Golfo.
Liderança do Irã quer retomar negociações
-O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à revista “The Atlantic” neste domingo (1º) que a nova liderança iraniana quer retomar as negociações e que ele concordou em dialogar.
“Eles querem conversar, e eu concordei em conversar, então vou falar com eles. Deveriam ter feito isso antes. Deveriam ter oferecido algo que era muito prático e fácil de fazer antes. Esperaram demais”, disse Trump.
Apesar disso, o republicano não quis detalhar quando deve ocorrer a conversa com representantes iranianos. Ao ser questionado se o contato aconteceria hoje ou amanhã, respondeu: “Não posso dizer isso”.
O presidente americano ainda disse acreditar na possibilidade de uma mudança interna no Irã.
Apesar disso, Trump ressaltou que a situação continua delicada.
“Sabendo que é muito perigoso, sabendo que eu disse a todos para permanecerem onde estão — acho que é um lugar muito perigoso agora”, disse. “As pessoas lá estão gritando nas ruas de felicidade, mas, ao mesmo tempo, há muitas bombas caindo.”
Retomada de negociações
Também neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à revista “The Atlantic” que a nova liderança iraniana quer retomar as negociações e que ele concordou em dialogar.
Segundo Trump, ele aceitou a conversa, no entanto, não deu detalhes sobre quando o encontro com representantes iranianos deve ocorrer.
O presidente norte-americano ainda disse acreditar na possibilidade de uma mudança interna no Irã. Apesar disso, Trump ressaltou que a situação continua delicada. Com informações dos portais G1 e Metrópoles.