Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de maio de 2023
O elenco do Grêmio voltou a treinar na tarde dessa quinta-feira (25), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Pela primeira vez na semana, o técnico Renato Portaluppi trabalhou com a equipe que vai a campo neste sábado (27), em Curitiba (PR), para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho ocupa a 10ª colocação na tabela, com 11 pontos somados.
Apenas a parte do aquecimento foi aberta à imprensa. Na sequência, dentro da privacidade, o comandante gremista realizou um treino técnico-tático. Num primeiro momento, focando em finalizações. Em seguida, orientando posicionamento e trabalhando jogadas de bola parada no setor defensivo e ofensivo.
Para compor o grupo, foram utilizados dez atletas das categorias de base: o lateral-direito, Igor; os zagueiros, João Lima e Paulo; os volantes, Eriki e Kaick; o meia, Leandro; e os extremas Gustavo e Luizinho, todos da Sub-20. Além do centroavante, Guga, da Sub-17.
Kannemann, expulso no clássico Grenal 439, no último domingo (21), é desfalque confirmado.
O plantel volta a treinar na manhã desta sexta (26), a partir das 10h30, em atividade que será fechada aos jornalistas. A viagem para Curitiba acontece às 16h40.
Goleiros
Em entrevista coletiva nesta semana, o goleiro Gabriel Grando falou sobre o ambiente nos bastidores gremistas após a polêmica envolvendo o seu colega de posição Adriel, colocado por Renato no banco de reservas.
“Temos conversado muito entre nós goleiros. É uma posição que só joga um e todos querem jogar. Nunca mudou nada entre nós. Nos ajudamos ao máximo e estamos tendo o resultado ajudando um ao outro”, disse.
O atleta assumiu a titularidade na partida contra o Cruzeiro, válida pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, emendou uma série de boas atuações salvando o Grêmio de algumas derrotas. O bom rendimento do goleiro o fez ganhar a confiança de Renato.
“O Renato passa confiança para todos. Nenhum jogador se prepara em dois ou três dias. Tem que estar sempre preparado. Ele dá confiança para todos e quando a oportunidade chegar tem que corresponder dentro de campo”, afirmou.
A polêmica com Adriel teve início após alguns atos de indisciplina por parte do jogador, dentre eles, uma entrevista concedida sem autorização prévia do Grêmio.
É praxe os clubes de futebol desenvolverem uma cartilha interna de comportamentos para o convívio do elenco com a comissão técnica. No Tricolor, por exemplo, os jogadores precisam chegar uma hora antes do treino, não mexer no celular no vestiário e em outros momentos determinados pela comissão técnica.
O goleiro, titular durante quase todo o Campeonato Gaúcho, teria desrespeitado algumas dessas regras de convivência. A sucessão de erros, resultou no corte do jogador.