Domingo, 15 de fevereiro de 2026

Renato Rabelo, líder histórico do PCdoB, morre aos 83 anos

Morreu, neste domingo (15), Renato Rabelo, um dos líderes mais importantes do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), aos 83 anos. O político enfrentava um câncer há anos que evoluiu recentemente.

Rabelo militou por mais de seis décadas e presidiu o partido nacionalmente entre 2001 e 2015. Médico de formação e ativo desde jovem no movimento estudantil — tendo sido presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante a ditadura militar —, participou da resistência ao regime, viveu períodos de exílio e contribuiu para a reorganização do PCdoB após a anistia.

Em nota oficial, o PCdoB lamentou a perda de Rabelo e prestou solidariedade à família.

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo”, aponta a nota. “Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz a nota.

“Renato, destacou-se na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e marcante candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, jornada que seria vitoriosa com a eleição de Lula em 2002. Já à frente do PCdoB, sucedendo João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes da participação dos comunistas em governos de coalização no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, do Ministério do governo da República”, diz outro trecho do documento.

O partido ressaltou ainda que Rabelo deixa “uma rica produção política, teórica e ideológica, um magnífico exemplo de vida e de militância política”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Participação de Janja em desfile em homenagem a Lula no Rio divide aliados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play