Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de outubro de 2025
Realizado nessa segunda-feira (13) no bairro Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, o primeiro mutirão da série realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no âmbito do programa de renegociação de dívidas recebeu quase 200 consumidores. O cronograma prossegue ao longo da semana, em outras regiões da capital gaúcha.
– Terça-feira (14): Subprefeitura Partenon – avenida Bento Gonçalves nº 6.670 (bairro Partenon), das 14h às 19h. Bairros atendidos: Coronel Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, Vila São José e Vila João Pessoa.
– Quinta-feira (16): Nacipaz – estrada Martim Félix Berta nº 2.355, bairro Mário Quintana, das 14h às 19h. Bairro atendido: Mário Quintana.
– Sexta-feira (17): posto avançado Santa Terezinha – rua Voluntários da Pátria nº 1.940 (bairro Floresta), das 13h30min às 19h. Bairros atendidos: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Montserrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.
A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGov), por meio das subprefeituras, integra o Programa de Regularização Fiscal (Refis) da administração municipal. O gerente de Relacionamento com o Cliente do Dmae, Emerson Nüsselmeyer, ressalta:
Como funciona
“Nos mutirões é possível fazer simulações, solucionar dúvidas e sair com o parcelamento formalizado na hora. Para agilizar o atendimento, é importante levar uma conta de água recente, bem como o documento de identificação e um comprovante de vínculo com o imóvel”.
O acerto também pode ser feito diretamente nos postos de atendimento do órgão no Centro Histórico (rua José Montaury nº 159) e Partenon (rua Professor Cristiano Fischer nº 2.402). Outra opção é o contato pelo aplicativo de mensagens whatsapp, número (51) 3289-9156, selecionando-se a opção “Negociação de débitos (Refis)”.
Clientes beneficiários da Tarifa Social têm 100% de isenção em multas, juros e atualização monetária, desde que estejam com as três últimas faturas em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco últimas contas.
Os demais consumidores contam com descontos progressivos: 90% para pagamento à vista, 85% para parcelamento em até seis vezes, 80% para parcelamento em até 12 vezes, 40% para parcelamento em até 60 vezes. No caso de débitos referentes a ramais domiciliares, cada parcela deve ter valor mínimo de R$ 51,80.
(Marcello Campos)