Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de junho de 2026
A Medida Provisória 1362/26,que instituiu o programa de financiamento destinado à aquisição de veículos, esqueceu dos representantes comerciais, a maior categoria profissional, com cerca de 1 milhão de profissionais, segundo dados dos Conselhos Regionais da categoria. Para corrigir esse equivoco, o Instituto Arcosul dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul entregou ontem ao deputado federal Carlos Gomes, um documento solicitando a inclusão da categoria no rol de beneficiários da medida provisória que criou o programa MOVE BRASIL / BNDES. Para efeito de comparação da dimensão da categoria dos representantes comerciais, os motoristas de aplicativo somam 800 mil,e os taxistas,600 mil em todo o Brasil. O presidente da Arcosul, Valdeci Rodrigues justificou ao deputado Carlos Gomes, que a inclusão desta emenda, “fará justiça aos representantes comerciais que historicamente têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”. O deputado Carlos Gomes deverá integrar como membro titular indicado pelo partido Republicanos, Comissão Mista responsável por analisar a Medida Provisória 1362/26 que será instalada no Congresso Nacional. A comitiva, tendo à frente o presidente da Arcosul, Valdeci Rodrigues, estava integrada pelos representantes da categoria Roberto Salvo (vice-presidente), Flávio Siegmann, Ildo José Gentz, e Amauri Fernandes.
Unidade de Saúde Maria da Conceição vai atender 9 mil moradores da região
O secretário da Saúde de Porto Alegre Fernando Ritter saudou ontem o início das obras da nova Unidade de Saúde Maria da Conceição, “uma conquista muito aguardada pela população do Partenon e que nasceu da participação popular por meio do Orçamento Participativo”.
Quando estiver concluída, a unidade será referência para mais de 9 mil moradores da região, ampliando o acesso à atenção primária e qualificando ainda mais o cuidado em saúde. O espaço contará com três equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, garantindo atendimento mais próximo, humanizado e resolutivo para a população.
Ritter agradeceu ao prefeito Sebastião Melo, “que tem sido um parceiro permanente no fortalecimento da rede de saúde de Porto Alegre, ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, e ao Ministério da Saúde pelo investimento de R$ 3 milhões, recurso fundamental para viabilizar esta importante obra.”
Janja reclama da imprensa brasileira. Afirma que é melhor tratada pela imprensa internacional
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que se sente mais respeitada pela imprensa internacional do que pela brasileira. Em entrevista à Rede PT de Comunicação, ela disse que tem sido alvo de críticas vindas de diferentes setores e que, em alguns momentos, chegou a pensar em deixar Brasília e voltar para São Paulo.
Segundo Janja, quando participa de eventos e viagens internacionais, costuma receber atenção da imprensa estrangeira para tratar de temas ligados às suas atividades, enquanto, no Brasil, as perguntas frequentemente se concentram em aspectos como gastos e logística de suas viagens.
Em sustentação oral no STF, advogado autista defende isenção de impostos na compra de veículos por PCDs.
O advogado Luiz Vilar de Araújo Neto, autista, durante sustentação oral no STF, emocionou o plenário ao defender a ampliação da isenção de impostos na compra de veículos por pessoas com deficiência.
“Eu não vou aprofundar muito nas questões de Direito. Vim realmente trazer aqui o que eu me propus, que é um debate honesto, é trazer um pouco da minha história”, afirmou. Em outro momento, declarou: “Eu, na verdade, de coração, não queria estar aqui. Mas tem momentos em que a gente precisa.”
Araújo Neto se dirigiu à ministra Cármen Lúcia, e afirmou: “Eu queria dizer que, se eu estou aqui hoje, é por causa da senhora. Muitas vezes, eu sei como é ser uma voz que sequer é ouvida.”
GM anuncia novos investimentos no Brasil
O Rio Grande do Sul ficou de fora do plano de investimentos anunciados pela GM esta semana. A montadora anunciou um novo aporte de R$ 3,5 bilhões apenas para suas fábricas do estado de São Paulo com o objetivo de produzir modelos híbridos nacionais. O valor total do investimento da fabricante para o Brasil agora chega a R$ 10,5 bilhões, que serão consumidos até meados de 2028. O anúncio foi realizado esta semana em Brasília (DF), e contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
Nosso novo recorde: 2 trilhões de Impostos
O Brasil deverá ultrapassar neste sábado a marca de R$ 2 trilhões em tributos arrecadados desde o início de 2026, segundo estimativas do Impostômetro, painel mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Será a primeira vez desde a criação do indicador que esse valor é atingido ainda no primeiro semestre do ano.
A velocidade da arrecadação chama atenção. Em 2025, o país alcançou os R$ 2 trilhões apenas em 3 de julho. Em 2024, o mesmo patamar foi atingido em 24 de julho. Uma década antes, em 2015, a marca só havia sido registrada em dezembro
Ministério do Trabalho embarga obras urgentes de recuperação da BR 158 em Santa Maria
Ministério Do Trabalho e Emprego embargou parcialmente a obra na BR-158 após identificar riscos extremos a trabalhadores. Por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, o órgão anunciou o embargo parcial de uma obra de proteção de encosta na BR-158, entre os municípios de Santa Maria e Itaara, na Região Central do Rio Grande do Sul, após identificar situações de grave e iminente risco à segurança e à saúde dos trabalhadores. A medida vai atrasar a obra, localizada em ponto estratégico para escoamento da produção para o porto de Rio Grande.
Governo do Brasil garante ampliação da produção nacional de fertilizantes
A propósito dos investimentos do Governo Federal na produção de fertilizantes, tema tratado nesta coluna. o jornalista Flavio Pereira recebeu da Casa Civil da presidências da Republica, a seguinte nota:
“A retomada das obras de construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), da Petrobras, em Três Lagoas (MS), responderá a uma demanda histórica do setor agropecuário brasileiro para reduzir a dependência de fertilizantes importados. É um passo estratégico conduzido pelo Governo do Brasil que oportunizará o agronegócio, diminuindo os custos da produção, e permitirá que os alimentos cheguem mais baratos à mesa das famílias brasileiras. A fábrica prevê investimentos de R$ 5 bilhões, oriundos da Petrobras, deve gerar 8 mil postos de trabalho e tem previsão de inauguração em 2029, após 12 anos de paralisação.
A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, participou, nesta quinta-feira (25), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de anúncio da retomada do empreendimento, quando enfatizou a importância da unidade para o país e o conjunto de investimentos que, assim como a UFN-III, está na carteira do Novo PAC.”
Por Flavio Pereira.