Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de novembro de 2025
Nesta quarta-feira (19), a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) recebeu três das principais autoridades do sistema de Justiça do Rio Grande do Sul: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto; o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz; e o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria.
A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Ulbra, Carlos Augusto Melke Filho; pelo vice-presidente, João Pedro Palhano Melke; pelo superintendente institucional, Ruy Irigaray; e pelo vice-presidente Tárik Deus.
A visita teve caráter institucional e reforçou o diálogo entre a Ulbra e os órgãos de Justiça do Estado, além de reconhecer o impacto acadêmico e social da instituição, especialmente nos cursos da área jurídica.
Reconhecimento ao papel da Ulbra
Durante a agenda, o presidente do Tribunal de Justiça ressaltou a relevância da Universidade no cenário educacional e comunitário. “É muito importante que instituições do porte da Ulbra possam se recuperar e contribuir com a sociedade. É um prazer poder estar aqui; já estivemos no curso de Direito também, palestrando. O padrão de ensino e seus mestres estão cada vez melhores, e todo mundo ganha com isso”, destacou.
O desembargador também destacou a atuação da Universidade durante a enchente ocorrida no Rio Grande do Sul, em maio do ano passado. “A Ulbra fez um trabalho excepcional na calamidade do ano passado. Teve atuação imediata, disponibilidade e organização, e isso mostra também a importância de o poder público investir em instituições acadêmicas.”
Impacto regional e atualização profissional
O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, enfatizou o papel da Ulbra no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “A Ulbra foi fundamental para o desenvolvimento da região metropolitana e não só aqui, mas também em outras regiões do Estado e do país.”
Aos estudantes de Direito, Saltz deixou uma orientação objetiva. “É importante que os profissionais do Direito tenham atualização com os problemas que estão acontecendo. A ideia de que o processo é sempre a solução está ultrapassada, existem outras formas de resolver conflitos”, destacou.
Parceria e compromisso social
Natural de Canoas, o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, ressaltou a relação próxima entre a comunidade e a Universidade. “Eu, que sou de Canoas, desde sempre acompanhei a Universidade, que passou por uma recuperação judicial.
A cidade toda torcia por um final com êxito, e a Ulbra conseguiu superar isso. Estamos vendo a retomada e a ampliação. É de grande importância para a formação de novos profissionais e para a evolução da sociedade como um todo”, contou.
Ele também agradeceu pela parceria de longa data entre a instituição e a Defensoria Pública. “Gostaria de agradecer à Ulbra, que é uma grande parceira da Defensoria Pública. Trabalhamos com alunos da Ulbra através dos convênios, e é uma atividade social muito importante”, finalizou.