Sábado, 10 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de janeiro de 2026
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou na tarde desta sexta-feira (9) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado na próxima sexta, 16 de janeiro. A data de divulgação das notas individuais do exame foi tornada pública a 10 dias do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Diferente da edição de 2024, o edital do Enem 2025 não informava quando as notas seriam disponibilizadas.
O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Os candidatos responderam questões de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, e também escreveram uma redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição foi realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu na região no período da aplicação regular do exame. Para os “treineiros”, ou seja, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025 e fizeram o exame em busca de autoavaliação, o boletim individual será publicado em até 60 dias, geralmente no mês de março.
O espelho da redação — documento que mostra o que o participante escreveu no texto — também costuma ser disponibilizado meses depois da divulgação dos resultados do Enem, frequentemente em abril. Os gabaritos das provas, que indicam as respostas corretas, já estão disponíveis. Falta agora a disponibilização da pontuação por área do conhecimento e da redação para os participantes. A informação constará na página do participante e deve ser acessada utilizando o login gov.br (CPF e senha).
Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la em um processo bem simples. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é preciso clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
A prova é usada para aprovar estudantes em universidades por meio de processos seletivos que estão prestes a começar — tanto o próprio Sisu (de 19 a 23 de janeiro) quanto o Prouni (26 a 29 de janeiro) e o Fies (sem cronograma).
Nas edições de 2023 e de 2024, candidatos queixaram-se de problemas técnicos na divulgação das notas: instabilidades na Página do Participante, erros na imagem de verificação (captcha) e falhas no login.
Em 2025, a prova foi marcada pela polêmica envolvendo Edcley Teixeira, estudante que antecipou ao menos 8 questões que realmente caíram na avaliação. Após reportagem exclusiva do g1, o Inep decidiu por anular três dessas perguntas.