Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de julho de 2025
Combinado a outros placares da 15ª rodada do Campeonato Brasileira, o empate do Grêmio com o Vasco por 1 a 1 no sábado (19) deixou o Tricolor gaúcho em 13º lugar na tabela, com 17 pontos – mesmo escore do Inter, mas em desvantagem no saldo de gols. A equipe sob o comando de Mano Menezes tem pela frente, na quarta-feira (23), o jogo de volta contra o Alianza Lima (Peri), na Arena, pela repescagem da Copa Sul-Americana.
A equipe andina chega com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0. Depois, as atenções gremistas estarão voltadas para o confronto com o Palmeiras, novamente pelo Brasileirão – o confronto está marcado para a noite de sábado (26), no Allianz Parque.
O duelo contra o cruzmaltino carioca foi disputado no Estádio São Januário. Os anfitriões controlavam inicialmente a posse de bola, mas sem criar oportunidades claras, enquanto os visitantes buscava lançamentos longos para vencer a linha defensiva do adversário.
Aos 10 minutos, o Tricolor teve grande chance em cobrança de escanteio, com Braithwaite cabeceando forte e parando em defesaça de Léo Jardim. Menos de 10 minutos depois, goleiro voltou a trabalhar, parando chute de Cristian Oliveira.
Aos poucos, o Vasco passou a avançar e chegou a balançar as redes aos 34 minutos, com Hugo Moura, que aproveitou o rebote de cobrança de falta. Contudo, após revisão no VAR, o gol foi anulado por impedimento de Vegetti. Nos acréscimos, o atacante vascaíno quase abriu o placar ao acertar a trave em finalização diante de Tiago Volpi. João Victor ainda teve boa oportunidade no lance final do primeiro tempo, mas errou o cabeceio e mandou para fora.
A equipe carioca continuou melhor na segunda etapa. E deu resultado: aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Lucas Freitas abrir o placar: 1 a 0. Mas, apesar de controlar a partida, o time sofreu o empate. O Grêmio chegou ao gol aos 34 minutos. Pavón cruzou pela direita e Gustavo Martins apareceu na segunda trave para cabecear e deixar tudo igual.
O gol de empate deixou o jogo aberto. O Grêmio se aproximou da virada 2 minutos depois, com André Henrique saindo cara a cara com Léo Jardim, que saiu da área para abafar o chute, e acertando o travessão na tentativa de encobrir o goleiro.
O Vasco respondeu logo no lance seguinte, quando Vegetti desviou de cabeça cruzamento de Paulo Henrique, parando em defesa de Volpi. A cena se repetiu aos 45 minutos, com o arqueiro tricolor segurando a tentativa. Nos acréscimos, os donos da casa pressionaram pela vitória, sem resultado.
Ficha técnica
– Vasco da Gama: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor (Loide Augusto), Lucas Freitas, Lucas Piton, Tchê Tchê, Hugo Moura, Nuno Moreira, Rayan, Vegetti e David (Mateus Carvalho). Técnico: Fernando Diniz.
– Grêmio: Tiago Volpi, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann, Marlon, Dodi, Alex Santana (Cristaldo), Alysson, Edenílson (Villasanti), Cristian Olivera (Pavon) e Braithwaite (André Henrique). Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem: Felipe Fernandes (MG, auxiliado por Guilherme Dias (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). No VAR, Márcio Henrique de Gois (SP).