Terça-feira, 14 de maio de 2024

Reta final na preparação para o “Enem dos Concursos”: prova será aplicada no próximo domingo

Faltando uma semana para o Concurso Nacional Unificado (CNU), o clima é de expectativa para que os 2,1 milhões de participantes aptos a participar da prova. O certame, elaborado pela Cesgranrio, promete ser bastante disputado e tem movimentado a rotina de quem deseja entrar para o serviço público federal. A reportagem ouviu como os candidatos estão se preparando nessa reta final e o que os professores recomendam para esses sete últimos dias.

Popularmente chamada de Enem dos Concursos, a avaliação será realizada em 228 cidades em todo o Brasil e disponibiliza vagas em 21 órgãos federais com salários de até R$ 22 mil. As provas, que serão aplicadas no próximo domingo (5), acontecerão em dois turnos. O primeiro começa às 9h e termina às 11h30, enquanto o segundo vai das 14h às 18h. Os portões serão abertos uma hora e meia antes desses horários, às 7h30 e 12h30, respectivamente.

O Rio de Janeiro foi o estado com maior número de inscritos, com um total de 223.248 fluminenses. Mais da metade (127.248) são da capital, porém outros 10 municípios terão aplicação de prova: Niterói (22.044), Nova Iguaçu (15.064), Duque de Caxias (9.803), Campos dos Goytacazes (9.201), Volta Redonda (9.441), São Gonçalo (9.039), Cabo Frio (8.098), Petrópolis (6.513), São João de Meriti (4.429) e Belford Roxo (2.368).

Os resultados preliminares estão programados para serem divulgados em 3 de junho, com resultado final previsto para 30 de julho. A convocação para posse e os cursos de formação iniciarão em 5 de agosto.

Etapas

O “Enem dos concursos” será realizado em duas etapas, sendo a primeira, eliminatória, dividida em quatro fases: aplicação das provas objetivas e dissertativas, classificatória; perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência; procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros; procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas.

A segunda etapa será destinada à avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Competição acirrada

De acordo com dados do Ministério da Inovação em Serviços Públicos, o bloco 8 – de nível médio – foi o que apresentou o maior número de inscrições, com um total de 701.029 pessoas disputando as 692 vagas. Quantidade que levou a uma relação de 1.013 candidatos por vaga.

A menor procura ficou com o bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação – com 74.283 inscritos. Devido à baixa adesão, levando em consideração as 359 vagas ofertadas, a relação ficou em 206 candidatos para cada oportunidade.

Reta final

A professora Carla Lopes, que leciona Legislação num curso preparatório, destaca a prioridade para a reta final. “Na semana da prova, é crucial que o candidato revise os conteúdos e faça o máximo de questões possíveis, focando, de preferência, nas matérias com maior peso e dificuldade”, avalia.

Confira algumas dicas da docente:

1 – Vá com a cabeça tranquila! Estamos falando de uma prova cheia de novidades, uma incógnita ainda para todos, então está todo mundo no mesmo barco.

2 – Tente controlar o psicológico, porque, sem dúvidas, ele é o maior inimigo do candidato. Vejo muitos alunos dominando o conteúdo, mas sem domínio do emocional, o que acarreta resultados negativos.

3 – Lembre-se de que estamos falando de uma prova, e o seu resultado é só uma parte do processo de preparação. Números não definem e nem limitam para o objetivo ao qual se pretende alcançar. Concurso é acúmulo de conhecimento, persistência e evolução gradativa. O resultado positivo é possível para todos, desde que saibam entender que é um processo que demanda tempo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidentes do Brasil e da Argentina não se falam. Veja porque são inimigos, “pero no mucho”
Candidata à presidência dos Estados Unidos é presa em protestos pró-Palestina em Washington
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play