Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a Gianni Infantino, presidente da Fifa, que o Mundial de Clubes de 2029 seja disputado no Brasil.
O pedido ocorreu nessa segunda-feira (26), durante reunião em Brasília, cujo tema principal foi a organização da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no País entre junho e julho do ano que vem.
Infantino está no Brasil para divulgar o torneio feminino e esteve no Rio, neste domingo, em evento para o lançamento da marca do campeonato. Depois disso, seguiu para a capital federal, onde se encontrou com Lula.
Samir Xaud e Gustavo Dias, presidente e vice da CBF, respectivamente, também participaram da reunião, que contou ainda com a presença de André Fufuca, ministro do Esporte, e do técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti.
O processo de candidatura sequer está aberto, mas o lobby da entidade máxima do futebol brasileiro já foi colocado em prática há algum tempo. Xaud, inclusive, falou publicamente sobre o interesse em trazer o Mundial de Clubes para o País, em junho do ano passado.
“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, afirmou na ocasião.
Nesta segunda, o chefe da CBF reforçou esse desejo. “A gente acredita que o Brasil está apto a receber esse evento grandioso. O tema requer muitas conversas, muitos ajustes. Mas o Brasil vai sim colocar sua candidatura para 2029″.
Sede do Mundial
Com a presença de Infantino no Brasil, os líderes do futebol brasileiro aproveitaram para intensificar as articulações para sediar o torneio de clubes daqui a três anos. Por enquanto, o único time nacional garantido na disputa é o Flamengo, vencedor da Libertadores de 2025.
Infantino quis dar ênfase à Copa do Mundo feminina, o tema do encontro. “Concordamos que vai ser o melhor Mundial da história do futebol”, disse o chefe da Fifa. “Vamos ter entre três e quatro milhões de torcedores do mundo inteiro, que vão encher os oito maravilhosos estádios nas oito cidades-sedes. Vamos ter três bilhões de pessoas, no mínimo, que vão ver este Mundial Feminino, que vai ser um sucesso total”. (Com informações da ESPN e O Estado de S. Paulo)