Quinta-feira, 02 de abril de 2026

Rio Grande do Sul abre 24,3 mil novos postos formais de trabalho em fevereiro

O Rio Grande do Sul gerou, em fevereiro, um total de 24.392 novos empregos formais com carteira assinada. Os dados são do Novo Caged e foram divulgados nessa terça-feira (31), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Quatro dos cinco principais grupamentos de atividades econômicas apresentaram resultado positivo no segundo mês do ano no Estado.

O setor da Indústria foi o que mais gerou postos de trabalho formais, tendo aberto 11,5 mil novos empregos com carteira assinada. Em seguida, aparecem a Agropecuária (7,4 mil), Serviços (5,6 mil) e Construção (1,3 mil). Apenas o setor do Comércio apresentou desempenho negativo, com -1,5 mil postos de trabalho.

Santa Cruz do Sul foi o município gaúcho que mais gerou postos em fevereiro: 3,2 mil. A cidade tem atualmente um estoque formal de 49,3 mil vínculos. Em seguida, os municípios que mais geraram vagas com carteira assinada no estado foram: Vacaria ( 3 mil), Caxias do Sul (2,8 mil), Venâncio Aires (1,6 mil) e Canoas (1 mil).

As novas vagas com carteira assinada geradas em fevereiro no Rio Grande do Sul foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (14,9 mil), com as mulheres tendo ocupado 9,4 mil vagas. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas com as vagas no Rio Grande do Sul (7,4 mil). Jovens até 17 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 8,4 mil.

Recorte nacional

O Brasil gerou 255.321 novos empregos com carteira assinada em fevereiro de 2026, resultado de 2.381.767 admissões e 2.126.446 desligamentos. No acumulado do ano, de janeiro a fevereiro de 2026, foram gerados 370.339 novos postos formais. Com isso, o estoque total de vínculos chegou a 48.837.602 trabalhadores, o que representa crescimento de 2,2%. No acumulado de 12 meses, de março de 2025 a fevereiro de 2026, o saldo é de 1.047.024 empregos formais.

Em fevereiro deste ano, 24 das 27 unidades da Federação tiveram saldos positivos. Os destaques foram São Paulo, com 95.896 postos, seguido por Rio Grande do Sul (24.392) e Minas Gerais (22.874). As unidades com saldo negativo foram Alagoas (-3.023), Rio Grande do Norte (-1.186) e Paraíba (-1.186).

O desempenho positivo foi observado nas cinco regiões do país. A região com maior número de novos empregos formais em fevereiro de 2026 foi a Sudeste, com saldo de 133 mil, seguida pela Sul, que registrou 67,7 mil, e a Centro-Oeste, com 32,3 mil vagas. A região Nordeste apresentou saldo positivo de 11,6 mil postos, enquanto na Norte foi de 10,6 mil.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

CEEE Equatorial realiza mutirão na Restinga com troca de geladeiras, lâmpadas e descontos na conta de luz
Banco Master: investigadores querem que capítulos da delação de Vorcaro sejam entregues em até duas semanas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play