Domingo, 14 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de dezembro de 2025
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta meteorológico para os próximos dias no Estado. Conforme o centro de Monitoramento do órgão, a atuação de uma área de baixa pressão favorece temporais isolados no decorrer deste domingo (14) em áreas isoladas do Estado.
Há chance de temporais isolados com queda de granizo, chuva forte e raios atuam em áreas das regiões Centro, Vales, Norte, Serra, Nordeste e parte do Litoral Norte. Os acumulados variam entre 5 e 30 mm/dia.
Para entender o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
A Defesa Civil é responsável por monitorar o volume de chuva por municípios e informar os moradores, principalmente de áreas de risco, sobre a possibilidade de um alagamento ou deslizamento de terra.
Já nesta segunda-feira (15), com o avanço de uma frente fria as instabilidades se intensificam, elevando o potencial para tempestades com rajadas intensas de vento, queda de granizo e chuva forte sobre a maioria das regiões. O tempo fica instável em grande parte do Rio Grande do Sul.
Há condição para rajadas intensas de vento entre 80 e 100 km/h associadas às tempestades, queda de granizo e chuva pontualmente forte na maioria das regiões gaúchas. O maior risco de tempo severo é na área em Alerta (laranja), que inclui Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litorais Médio e Norte.
Os acumulados ficam entre 10 e 60 mm/dia, com acumulados pontuais podendo chegar a 100 milímetros nas Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Costa Doce.
Conforme o boletim emitido pela Defesa Civil, a tendência é que, na madrugada e manhã de terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do Estado, ocasionando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte e Médio. Nessas regiões, os acumulados ficam entre 10 e 40 mm/dia. Ao longo do dia, o tempo estável volta a predominar em todo o território gaúcho.