Quarta-feira, 30 de julho de 2025

Rio Grande do Sul é o Estado com a menor taxa de roubos de celulares

No ano passado, 28 de 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul perderam o celular em ocorrência de roubo, ou seja, quando o proprietário tem o aparelho subtratído por meio de ameça ou agressão). Trata-se da menor taxa nacional para esse tipo de crime, de acordo com o mais recente Anuário Brasileiro da Segurança Pública, além de uma queda de 11,5% em relação a 2023.

Já no que se refere ao furto (situação em que a vítima só percebe a perda depois que o objeto é levado, por exemplo), foram 106,2 casos por 100 mil habitantes. Tal proporação foi segunda menor dentre todos os Estados. Também houve queda nesse indicador: -14,2% em comparação ao ano anterior (sexta maior redução nacional).

Se somados os registros de ambas as modalidades, foram 134 incidentes a cada 100 mil – taxa na qual o Rio Grande do Sul também ocupa o penúltimo lugar. A queda foi de 13,7% no paralelo com as ocorrências de 2023.

O documento também pontua que o Rio Grande do Sul registrou em 2024 a segunda maior baixa na quantidade de celulares furtados (-19,8%), e a terceira maior queda de aparelhos roubados (-35,2%). Foram 9.687 roubos (contra 14.931 no ano anterior) e 12.939 furtos (ante 16.131 no ano anterior).

Investimento contínuo em segurança

De acordo com o governo gaúcho, tanto a retração anual quanto os números abaixo da maioria das demais Unidades  da Federação (mesmo sendo o mais populoso, com quase 11 milhões de habitantes) decorrem de investimentos realizados na área da segurança pública. Menciona, por exemplo, o recente acréscimo de 539 soldados e 70 viaturas para a Brigada Militar (BM).

Na cerimônia de formatura, sexta-feiraq passada (25), o governador Eduardo Leite ressaltou que, ao longo de seus dois mandatos, o Rio Grande do Sul deixou de perder efetivo e passou a incorporá-lo com regularidade:

“Nunca se colocou tanto esforço para incorporar novos efetivos. Estamos formando 539 hoje e, entre outubro e novembro, mais de 350 novos soldados se juntarão às fileiras da BM. E temos concursos em andamento que continuarão essa reposição em 2025”.

No dia 23 de maio, o chefe do Executivo gaúcho já havia entregue outras 280 viaturas e diversos equipamentos para as forças de segurança do Estado, marcando um dos maiores investimentos recentes em segurança pública: R$ 140 milhões em bens e tecnologias que permitem aos agentes de segurança uma atuação ainda mais eficaz no combate à criminalidade.

Dentre os itens, estão veículos, helicóptero, botes, armamentos, sistemas antidrone e escudos balísticos. Também foi assinado o termo de cooperação para a construção da “Cidade da Polícia” em Passo Fundo (Região Norte do Estado), complexo que abrigará as novas sedes locais das Delegacias da Polícia Civil.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

PIB gaúcho tem seu melhor desempenho trimestral em 23 anos
RS discute medidas para indústria gaúcha de armas ameaçada pelo tarifaço dos EUA
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play