Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de novembro de 2025
Os roubos de veículos tiveram em setembro o seu menor número mensal no Rio Grande do Sul em 15 anos. Foram 104 incidentes da modalidade, contra 194 durante o mesmo período no ano passado – uma redução de 46%, que o governo gaúcho atribui aos avanços do setor de segurança pública, assim como em outros crimes que apresentaram queda significativa no mesmo comparativo.
“Além disso, as ocorrências a lojas e outros estabelecimentos comerciais sofreram redução de 24%. Foram 279 casos, ante 365 no ano passado”, ressaltou o site estado.rs.gov.br ao divulgar os dados de setembro (a estatística de outubro deve ser conhecida em breve).
O mesmo texto salientou, na ocasião: “Os avanços podem ser atribuídos à consolidação de um plano voltado ao cidadão, com foco em ações integradas de prevenção e repressão. O programa ‘RS Seguro’, por exemplo, promove a atuação conjunta das forças de segurança e investe na gestão por resultados, uso de inteligência e tecnologias, além de políticas públicas orientadas por evidências”.
Como exemplos de medidas práticas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) mencionou a maior presença da Brigada Militar nas ruas, a aquisição de novas viaturas e equipamentos de comunicação e o reforço no efetivo policial. A realização de operações permanentes foi outro ponto enaltecido.
Crines letais
Dados do Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp) apontam que setembro deste ano também apresentou os menores índices de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) para esse mês no Rio Grande do Sul desde 2010, quando levantamento passou a ser contabilizado pelas autoridades gaúchas. Um exemplo são os homicídios dolosos, que passaram de 145 para 72 em relação a igual período do ano passado – queda de 50%.
Pela primeira vez ao longo dessa década e meia o Rio Grande do Sul conseguiu, ainda, alcançar em todo o Estado um índice anual menor que a dez assassinatos a cada 100 mil habitantes, conforme parâmetro da Organização das Nações Unidas [ONU]”.
Nessa quinta-feira (9), durante evento em Porto Alegre que marcou nova entrega de viaturas às forças estaduais de segurança pública, Caron voltou a se manifestar sobre o tema, acompanhado do governador Eduardo Leite:
Feminicídios
Em relação a setembro de 2024, os feminicídios (assassinato de mulheres por questões de gênero) caíram 57%, passando de sete para três casos. Já as ocorrências no transporte coletivo despencaram 60% (20 para oito), enquanto os assaltos a pedestre baixaram 20% (1.339 para 1.007). Na zona rural, os abigeatos (roubo de gado) recuaram 14% (255 para 219 casos).
Já o latrocínio (assalto com morte da vítima) foi um indicador na contramão dos demais. Os casos subiram de um para cinco, ao passo que os ataques a banco tiveram expansão de um para quatro. “Entretanto, ambos os crimes estão em baixa no acumulado do ano”, salienta o governo gaúcho. “De janeiro a setembro, latrocínios e ocorrências bancárias diminuíram 11% (27 para 24) e 41% (22 para 13), respectivamente, no comparativo com o mesmo período de 2024.”
(Marcello Campos)