Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Rio Grande do Sul faz história nas Competições Senac e garante medalha em todas as provas disputadas

Todos os oito gaúchos que participaram da etapa nacional das Competições Senac saíram medalhistas – a maioria deles são oficialmente os melhores do país em suas ocupações profissionais.

No total, foram seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Esse foi o melhor resultado alcançado pela delegação gaúcha na história das Competições. A cerimônia de premiação foi realizada na noite deste domingo (21), no Riocentro – local que abrigou as provas da disputa. O evento contou com a participação de autoridades do Sistema Comércio do Brasil todo e foi finalizado com um show do sambista Diogo Nogueira.

Conheça os vencedores gaúchos, suas respectivas ocupações e escolas de
origem:

Ouro: Cozinha – Gustavo Freitas Argoud – UniSenac – Porto Alegre

Ouro: Estética e Bem-estar – Maria Eduarda Guerreiro da Silveira – Senac
Canoas

Ouro: Recepção de Hotel – Natália da Rosa Corso – Senac Taquara

Ouro: Confeitaria – Beatriz Ribeiro dos Santos – Senac Santa Cruz do Sul

Ouro: Desenvolvimento de Sistemas – Bruno César Silva de Souza – Senac
São Leopoldo

Ouro: Aplicações Web e Mobile – Vinícius Alves Fantin – Senac Caxias do
Sul

Prata: Cuidados de Saúde e Apoio Social – Cássia Eloa Martins de
Oliveira – Senac São Borja

Bronze: Cabeleireiro – Ronaldy Kauan Oliveira da Silva – Senac Camaquã

Ao longo dos três últimos dias, mais de cem competidores de escolas Senac de todo o país foram submetidos a provas que testaram suas habilidades técnicas e comportamentais em situações reais do dia a dia das profissões. Avaliados por especialistas nacionais e internacionais, eles precisaram finalizar tarefas dentro de um tempo estipulado, seguindo rigorosos critérios previamente definidos. Ao final de cada
dia, as notas foram lançadas em um sistema eletrônico e computadas pela equipe técnica.

O Rio Grande do Sul levou oito competidores à etapa nacional. Os representantes gaúchos passaram por intenso treinamento em suas áreas de atuação, ao longo do último ano, na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, em Porto Alegre. Todo o esforço e dedicação resultaram num total de oito medalhas com destino ao RS, ou seja, presença gaúcha em todos os pódios.

“O desempenho exemplar dos representantes de nossos competidores é resultado direto da qualidade técnica e pedagógica do Senac-RS. Esta é uma demonstração clara de que a educação profissional, quando bem estruturada e orientada por valores de excelência, transforma trajetórias e gera impacto real na sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, diante da
conquista.

“Sabemos que 2024 foi um ano difícil, em função da tragédia natural que assolou o nosso Estado. Mas trabalhamos muito em busca de qualificação e essas medalhas representam isso. O sentimento é de orgulho, em especial dos nossos alunos que deram seu melhor, e de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nas Competições. Esta é uma conquista de todo o Senac do Rio Grande do Sul”, complementou a diretora regional da instituição, Sandra Lindorfer.

Os medalhistas de ouro de três ocupações – Cozinha, Estética e bem-estar e Recepção de hotel – ainda carimbaram passaporte para a maior competição de educação profissional do planeta, a WordSkills (as ocupações de Aplicações Web e Mobile, Confeitaria e Desenvolvimento de Sistemas, por serem novas, não disputavam vaga na competição). Em 2026, a próxima edição será realizada em Shanghai, na China, e definirá o melhor do mundo em cada ocupação.

“Essas conquistas representam todo o trabalho, e são fruto de tudo aquilo que viemos executando. Elas são resultado, principalmente, da qualidade não só do que o departamento regional faz, mas do que as escolas realizam. Continuaremos colhendo muitos frutos desse momento. Agora é comemorar: estamos rumo a Shanghai, rumo à China”, declarou o gerente de educação profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi.

Além dos competidores, dois docentes avaliadores da delegação gaúcha receberam medalha de destaque: Amanda Bittencourt (treinadora da ocupação de Estética e bem-estar) e Thiago Bertuol (treinador da ocupação de Cozinha). Ambos foram reconhecidos por suas atuações engajadas e éticas ao longo dos últimos três dias de competição.

Sobre a edição 2025

A etapa nacional das Competições Senac deste ano movimentou o pavilhão 4 do Riocentro, entre os dias 17 e 21 de setembro. Por dia, o local recebeu cerca de 4 mil visitantes, entre alunos de ensino médio em excursões escolares, autoridades, especialistas, imprensa e população em geral. Mais de 300 pessoas compuseram a delegação oficial, desde competidores, docentes-avaliadores, delegados técnicos, avaliadores externos, observadores, intérpretes até chefes de oficina.

Além do espaço de provas, o evento ainda contou com outras atrações, como um espaço “bem-estar” de cuidados integrais, com massagens e tratamentos estético; uma “arena drone”, na qual foi possível aprender a pilotar, até um estande “maker”, com impressões 3D que aconteciam em tempo real, demonstrando as ferramentas de fabricação digital de um FabLab. O palco principal também abrigou grandes nomes que palestraram sobre diversas temáticas, desde esportes até tecnologia e inovação.

Um destaque da edição de 2025 foram as ocupações que fizeram sua estreia nas Competições: Aplicações Web e Mobile, Confeitaria e Desenvolvimento de Sistemas. A realização pioneira dos testes funcionou como uma mostra do quanto tais áreas podem avançar e impulsionar o Sistema Comércio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boasnoticias

Campanha sobre uso do celular é reforçada com exposição de veículos acidentados no Rio Grande do Sul
Governo gaúcho participa de encontro de líderes mundiais sobre clima no âmbito da Assembleia Geral da ONU
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play