Sábado, 20 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de dezembro de 2025
O início da semana terá instabilidade no Rio Grande do Sul, favorecida pela atuação de uma área de baixa pressão e uma frente estacionária. Os riscos meteorológicos e hidrológicos são apontados para quase todo o Rio Grande do Sul, entre o domingo (21) e a terça-feira (23). O Cmdec (Centro de Monitoramento da Defesa Civil) atualizou, neste sábado (20), as condições do tempo para os próximos dias.
A chuva mais intensa ocorrerá ao longo da segunda-feira (22), com acumulados que podem superar 150 mm em 24h. O risco de temporais, com queda de granizo e rajadas de vento intensas, é maior no domingo.
Na madrugada de domingo, temporais isolados ocorrem na região Oeste. Ao longo do dia, os temporais acompanhados de chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo avançam para Missões, Noroeste, Centro, Vales e Costa Doce, além de parte da Campanha e da RMPOA (Região Metropolitana de Porto Alegre). Os acumulados variam entre 15 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais de até 100 mm/dia no Oeste e nas Missões.
Ao longo da segunda-feira, novos temporais favorecem chuva intensa e volumosa em parte do Estado. Os acumulados de chuva podem superar 100 mm/12h nas regiões Central, Oeste, Noroeste e Missões, nas áreas em Alerta (laranja) apontadas no mapa meteorológico.
No restante do Rio Grande do Sul, há condição para chuva pontualmente forte. Os acumulados variam entre 30 mm/dia e 75 mm/dia, com chuva volumosa de até 150 mm/dia, em parte do Oeste, Missões e do Centro. Também há risco de rajadas intensas de vento isoladas e queda de granizo de forma localizada.
No decorrer da terça-feira, a chuva forte, acompanhada de raios, permanece na metade Norte, Centro, RMPOA, Litoral Médio e Norte, além de temporais pontuais no Norte e Nordeste. Os acumulados variam entre 20 e 75 mm/dia.
A tendência é que, ao longo da quarta-feira (24), as instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte prossigam atuando em praticamente todo o Estado. Nas Missões, Centro, Vales e RMPOA e Litoral Médio, os acumulados variam entre 20 mm/dia e 50 mm/dia.
Ao final do período deste Aviso Hidrometeorológico, são esperados acumulados entre 30 e 150 mm no Estado. Nas regiões Oeste, Noroeste, Missões e Centro, os acumulados totais entre domingo e terça-feira podem superar 200 mm pontualmente.
Previsão Hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em níveis baixos na região Central, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.
Em função dos acumulados de chuva previstos para o Estado, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente.
Atenta-se para o risco de elevações rápidas em arroios, córregos e rios menores, além de alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual em áreas de maior declividade, conforme a intensidade da chuva. Já os rios de maior porte devem registrar elevações associadas à recarga, mantendo-se entre os limiares de normalidade e atenção, sem expectativa de atingir a cota de inundação.