Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de novembro de 2025
As atividades de atendimento ao público pela equipe do Rio Grande do Sul enviada ao Paraná começaram na quarta-feira (12) em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve cerca de 90% da sua estrutura destruída por um tornado na semana passada. Sete pessoas morreram na cidade e uma em Guarapuava. Mais de 800 pessoas ficaram feridas.
Os trabalhos são coordenados pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) do RS, que mobilizou uma equipe técnica com quatro servidores, a unidade móvel do Cadastro Único e equipamentos de conectividade para apoiar as ações locais de assistência social.
A missão tem como objetivo auxiliar as equipes municipais no acolhimento das famílias atingidas pelo tornado e no funcionamento de abrigos temporários. Com a unidade móvel do Cadastro Único, é possível identificar e registrar as famílias afetadas, etapa essencial para o acesso a benefícios e ao repasse de recursos dos programas estaduais e federais de assistência social.
Solidariedade entre Estados
A Sedes também encaminhou cinco antenas de internet via satélite e um técnico especializado em tecnologia para apoiar com serviços ainda comprometidos na região.
“Muitos equipamentos públicos também foram danificados, dificultando o atendimento à população. A unidade móvel, a conectividade e a experiência das nossas equipes podem fazer a diferença neste momento. Nós sabemos o que é atravessar situações tão difíceis e agora é hora de retribuir a ajuda que recebemos. O governador Eduardo Leite reiterou o compromisso do Estado em apoiar o Paraná neste momento de reconstrução”, destacou o titular da secretaria, Beto Fantinel.
“Em maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o Paraná enviou assistentes sociais para apoiar o atendimento às populações de municípios atingidos. Agora, o governo retribui o gesto de solidariedade, reforçando a cooperação entre os dois Estados no enfrentamento de situações de calamidade”, informou o Palácio Piratini.