Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de abril de 2025
O Rio Grande do Sul conquistou um importante reconhecimento no turismo nacional: é o terceiro Estado mais seguro do Brasil para visitantes, atrás apenas do Distrito Federal e de Santa Catarina. O resultado foi apresentado pela Polícia Civil durante encontro com autoridades e lideranças do trade turístico, em Porto Alegre, na quinta-feira (24). A reunião destacou o impacto direto da segurança na promoção do turismo e na atração de novos visitantes ao Estado.
Entre 2022 e 2024, os principais crimes que afetam a sensação de segurança de quem visita o Rio Grande do Sul apresentaram forte retração. Houve queda de 47,16% nos latrocínios, 49,52% nos roubos a pedestres, 25,87% nos furtos de veículos, 48,03% nos roubos de veículos e 44,78% nos roubos a estabelecimentos comerciais.
O Rio Grande do Sul teve a melhor entrada de turistas internacionais da história para o mês de janeiro de 2025 e o maior aumento percentual para o período entre todos os Estados do Brasil. No primeiro mês deste ano, os destinos gaúchos receberam 518.557 visitantes de outros países, um crescimento de 95,1% em relação a janeiro de 2024, quando o registro foi de 265.719.
O número de chegadas supera todos os demais registros da série histórica, iniciada em 1995. O segundo maior janeiro registrado é o de 2017, quando o Rio Grande do Sul recebeu 488.893 turistas internacionais. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
Durante o evento, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, afirmou que a segurança é um pilar fundamental para o desenvolvimento do setor. “Quem viaja quer se sentir seguro para aproveitar tudo o que um destino tem a oferecer. Esses dados confirmam que estamos no caminho certo”, destacou. “Segurança é uma entrega que transforma não só a vida de quem mora aqui, mas também a experiência de quem nos visita”, completou.
A apresentação dos indicadores foi feita pelo chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, que ressaltou a importância da coordenação entre instituições. Ele apontou que, mesmo diante de desafios como a pandemia e os eventos climáticos extremos que atingiram o Estado, os resultados são fruto de estratégias consistentes e trabalho permanente. “A queda dos indicadores reforça que o planejamento está dando certo”, afirmou.
Com dados positivos e reconhecimentos crescentes, o Rio Grande do Sul reforça sua vocação como destino turístico de excelência. A combinação entre segurança pública, acolhimento e diversidade de atrativos torna o Estado cada vez mais competitivo no cenário nacional. “Estamos prontos para receber os turistas com a hospitalidade de sempre e agora, com ainda mais segurança”, concluiu Santini.
Com identidade cultural diversa, herdada dos povos originários e dos colonizadores, o Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Do Litoral a Fronteira Oeste, do Chuí até as Missões, passando pela Serra Gaúcha, que tem na cidade de Gramado, na Região das Hortênsias, um dos principais destinos para quem quer conhecer a influência alemã e italiana.