Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de março de 2022
Aproximadamente 110 mil clientes seguem sem luz no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (7) depois que fortes temporais atingiram diversos municípios gaúchos na tarde deste domingo (6), causando alagamentos e falta de energia elétrica. Pelo menos 190 mil clientes da CEEE Equatorial ficaram sem luz em Porto Alegre e na Região Metropolitana até a tarde de domingo.
Os bairros mais atingidos pela falta de energia na Capital foram: Azenha, Jardim Europa, Menino Deus, Espírito Santo, Santa Cecília, Teresópolis e Cavalhada.
Os alagamentos ocorreram principalmente na Zona Norte da cidade, em vias como as avenidas Assis Brasil e Sertório. Na rua Voluntários da Pátria, um chafariz chegou a se formar por causa do grande acúmulo de água.
Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), semáforos ficaram fora de operação nas seguintes ruas e avenidas: Jaime Teles com Neusa Goulart Brizola; Amelia Telles com Nilópolis; Nilópolis com Ijuí; Protásio Alves com Palmeira; Oswaldo Rola com Carlos Barbosa; Borges de Medeiros com Alter Cintra de Oliveira; Sepé Tiaraju com Orfanotrófio; Sepé Tiaraju com Joraci Camargo e Erico Verissimo com Alcides de Oliveira Gomes.
Os fortes ventos que atingiram Porto Alegre junto com o grande volume de chuva provocaram quedas de árvores.
Veja abaixo um vídeo do alagamento na rua Voluntários da Pátria feito por Alexandre Ruivo:
Na avenida Coronel Lucas de Oliveira, uma explosão foi registrada em um poste.
Falta de água em Porto Alegre
O Sistema de Abastecimento de Água Menino Deus, em Porto Alegre, também foi afetado pelo temporal e segue sem energia elétrica e sem previsão de restabelecimento por parte da concessionária.
Parada desde às 11 horas de domingo, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus, que abastece um terço da cidade está inoperante, afetando o abastecimento de água nos bairros Agronomia, Azenha, Boa Vista, Bom Jesus, Camaquã, Cavalhada, Cel. Aparício Borges, Cascata, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Glória, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Santana, Santa Teresa, Teresópolis, São José, Santo Antônio, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila dos Sargentos.
Conforme a prefeitura, é possível que nas regiões mais afastadas da rede o abastecimento retorne somente na madrugada desta terça-feira (8)).