Domingo, 19 de maio de 2024

Rio Grande do Sul tem nove municípios sem comunicação uma semana após início das tempestades

Ao menos nove municípios continuam no Rio Grande do Sul (RS) estão sem nenhum tipo de sinal de telefonia móvel e internet. Os dados são do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Nessas cidades ainda não há nenhuma operadora disponível. São elas: Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Capitão, Eldorado do Sul, Encantado, Pouso Novo, Progresso, Roca Sales e Travesseiro.

Há ainda 239 municípios com “afetação parcial” das comunicações, o que significa que há pelo menos uma ou apenas uma operadora em funcionamento.

Para tentar aumentar a comunicação com locais “ilhados”, o Ministério das Comunicações determinou o envio de 14 terminais satelitais transportáveis da Telebras para o estado. Essas “antenas móveis” chegaram na quinta-feira (02) e auxiliam as equipes de resgate. Segundo a pasta, mais 20 desses equipamentos chegaram nesta semana a Porto Alegre.

O restabelecimento das comunicações foi anunciado como prioridade pelo governo federal. Sem os serviços de telefonia há dificuldades para informações sobre resgate e abastecimento das cidades.

Na última sexta-feira (04), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou a jornalistas que entre as três prioridades do governo estavam: o trabalho de resgate de ilhados e desaparecidos; o restabelecimento do tráfego, energia e internet e, por fim, o apoio humanitário aos desabrigados.

As operadoras de telefonia também liberaram o sinal das redes para que clientes de qualquer operadora pudessem acessar a rede disponível de forma gratuita, já que há localidades onde apenas uma empresa está com o serviço restabelecido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Hamas diz que liberaria cadáveres e reféns vivos durante trégua
Técnico do Grêmio deixa Porto Alegre e parte para o Rio de Janeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play