Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Rionegro & Solimões celebram 35 anos de carreira

A dupla Rionegro & Solimões se tornou um marco da música sertaneja raiz. Assim como outros grandes nomes, os artistas se consolidaram através de hinos que atravessam gerações e completaram o aniversário de 35 anos de carreira nesta segunda-feira (01).

Foi em 1989 que Rionegro & Solimões lançaram o primeiro LP, que levava o nome da dupla. Desde então, além do respeito e admiração do público, eles passaram a inspirar outros artistas do gênero.

Dentre os clássicos mais populares que marcaram a carreira dos artistas estão “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “Bate o Pé”, “De São Paulo a Belém”.

“Na Sola da Bota” é outra faixa que não pode ficar de fora das que foram parar na boca do povo, de norte a sul do país. “A música foi lançada em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvi tocar”, brinca Solimões.

No Youtube, por exemplo, os números da canção são expressivos. entre os diversos perfis que publicaram os clipes de “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views.

“O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula, ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço.”, comemora Rionegro.

Ao longo dos 35 anos de carreira, a dupla sertaneja acumula 19 CDs e 6 DVDs. “Ultrapassamos três décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças à Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje.”, analisa Rionegro.

De fato, os sertanejos continuam investindo em parceria com novos artistas do gênero. Recentemente, por exemplo, lançaram uma faixa com participação de Maiara & Maraisa, além de terem a presença confirmada no DVD de modão de Ana Castela.

Devido aos avanços da tecnologia e dos novos meios de lançamento musical, os cantores disponibilizaram todos os discos nas plataformas streaming, capitaneando ainda um canal de sucesso no YouTube. Atualmente, a dupla chega próximo aos 80 milhões de views em suas frentes digitais.

Enquanto Solimões acumula quase 500 mil seguidores no Instagram, Rionegro conta com cerca de 400 mil e retrata em suas redes seu cotidiano na fazenda, entre sua criação de cavalo e novas melodias compostas.

Em 2020, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives realizadas no YouTube oficial dos artistas, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças 1, 2 e 3” – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021.

“Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões.

“Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.

O ano de 2021 também foi um marco na carreira dos sertanejos. Após 18 anos, Rionegro & Solimões gravaram mais um DVD: “A História Continua”, captado em Goiânia, contando com 18 faixas. O novo projeto reuniu músicas inéditas e sucessos de carreira, além de participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano.

Em outubro de 2023, a dupla gravou o sexto DVD “Rionegro e Solimões em Uberlândia”, que contou com 21 faixas, sendo 10 inéditas e participações especiais de Maiara e Maraisa, Bruno e Marrone e Luan Pereira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Beyoncé recebe prêmio de Ícone Cultural Global no iHeartRadio Music Awards 2024
Gracyanne Barbosa revela futuro na musculação após cirurgia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play