Quinta-feira, 03 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 12 de setembro de 2024
Um dos eventos mais aguardados pelos amantes de festivais, o Rock in Rio 2024 inicia nesta sexta-feira (13), com sete dias de shows e artistas do mundo todo.
A edição deste ano chega cercada por uma aura comemorativa. São 40 anos – ou, 39, se contar que a primeira edição foi em 1985 – do principal festival de música realizado no Brasil. Além do dia 13, a programação se estende pelo sábado (14), e domingo (15). Volta na quinta-feira (19), para encerrar no domingo (22).
Uma verdadeira maratona de música com centenas de apresentações de artistas nacionais e internacionais – e tudo mais que envolve um festival atualmente, como ativações de patrocinadores, diversões em brinquedos, praça de alimentação, selfies e vídeos. A expectativa é que 100 mil pessoas passem pela Cidade do Rock, na zona oeste do Rio de Janeiro, a cada dia do evento.
A Cidade do Rock conta com 18 espaços, entre palcos, parque de diversões e outras áreas de lazer. São cinco palcos de música — New Dance Order, Espaço Favela, Supernova, Global Village e Highway Stage —, além dos mais aguardados: os palcos Sunset e Mundo.
Pela primeira vez em mais de uma década, o Rock in Rio não abre a edição com todos os ingressos esgotados. Ainda é possível encontrar um lugar para os dias 15, com Avenged Sevenfold e Evanescence como headliners; 19 com Ed Sheeran e Charlie Puth como atrações principais; e 21, o Dia Brasil, uma novidade apresentada pelo festival neste, como um line-up 100% nacional, com sertanejos pela primeira vez entre os convidados. Os ingressos custam até R$ 795 por dia, na modalidade inteira.
Apesar de um aparente desinteresse do público para atrações consideradas grandiosas, como o britânico Sheeran e a banda americana de heavy metal Avenged Sevenfold – os headliners costumam puxar as vendas – , o festival chega com fôlego. Novidades na distribuição dos palcos, para maior conforto e menor deslocamento do público, e artistas que prometem apresentações as quais inevitavelmente ganharão o carimbo de ‘históricas’.
Palco Mundo
O Palco Mundo ainda abrigará, entre os destaques, além de Sheeran e Avenged Sevenfold, shows do rapper Travis Scott, que chegou ao Brasil com 100 toneladas de equipamentos da grandiosa turnê Circus Maximus Stadium; Imagine Dragons, banda americana de pop rock liderada vocalista Dan Reynold; a aguardada apresentação de Katy Perry no Dia Delas; a estreia de Cyndi Lauper no festival, cantora que entrou em fase de despedida de carreira; e o astro canadense Shawn Mendes, que encerrará a edição de 2024. Entre os brasileiros, Os Paralamas de Sucesso, uma das maiores bandas do BRock, devem apresentar show com seus maiores sucessos.
Palco Sunset
O Palco Sunset, espaço que começou com cara de alternativo em 2011 e ganhou volume ao longo dos anos, foi alvo da principal mudança. Ele, agora, se equipara em tamanho ao Palco Mundo.
Pelo Sunset passarão, por exemplo, os roqueiros do Deep Purple, figuras manjadas no País, mas que sempre garantem o espetáculo; a cantora Mariah Carrey, com o trunfo de ter se apresentado pela última vez por aqui em 2010; Will Smith, atração anunciada nos 45 minutos do segundo tempo – e que não ajudou a esgotar as vendas do dia 19; e, por fim, e merecidamente, Gloria Gaynor, a rainha da disco music, com um show no mínimo capaz de despertar nostalgia. O aguerrido Ney Matogrosso, um símbolo do festival por ter sido o artista que abriu a primeira edição – com a bravura de ter enfrentado os temidos metaleiros fãs do AC/DC – também terá seu lugar ao (pôr do) sol no Sunset.
Novidades
A organização do festival organizou a Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro, de modo que o deslocamento entre o Palco Mundo e o Sunset seja menor, com um localizado ao lado do outro. Um ponto a se observar. Em 2023, a estreia do The Town a versão paulistana do Rock in Rio, também produzida pela Rock World, a ideia foi parecida. E não funcionou. O que se viu foi um aperto para circular entre os dois palcos, colocando o público em risco.
Além do Mundo e do Sunset, o Rock in Rio terá shows no Palco New Dance Order – os brasileiros do Cat Dealers apresentam seu som eletrônico por lá na sexta-feira, 13 – , o Palco Espaço Favela, dedicado à música urbana, o Palco Super Nova e a Global Village, com apresentações de artistas como Angélique Kidjo e Lia de Itamaracá.